Resumo De Antigona
Artigos Científicos: Resumo De Antigona. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edlamaria • 6/11/2014 • 287 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
Após o exílio de Édipo, o rei de Tebas, o reino ficou dividido entre seus dois filhos: Éteocles e Polinice, estes entraram em uma espécie de acordo, em que alternariam anualmente o poder do reino de Tebas, porém Éteocles não cumpriu com que lhe cabia ao término da vigência do seu poder, recusando-se a entregar o trono ao seu irmão Polinice, onde o descumprimento deste acordo resultou em uma guerra ocasionando a morte dos dois irmãos.
Ocorrido o fato, Creonte, tio dos herdeiros do trono, rouba este assumindo o governo de Tebas, e em seu primeiro ato como rei ele promulgou um edito real no qual não permitia o sepultamento e homenagens fúnebres para aqueles que morressem atentando contra Tebas.
Sendo assim Antígona resolveu desacatar tais ordens e oferecer a seu irmão um enterro digno, para que sua alma fizesse a transição adequada para o mundo dos mortos. Depois do feito, ela então é capturada pelos servos e é levada até Creonte, que lhe dá sentença de morte. Hémon, filho de Creonte e noivo de Antigona, implora a seu pai que poupa a vida de sua noiva e que use de bom senso, pois ela só queria dar um enterro digno ao irmão, mas seu apelo não foi atendido.
Antigona então é levada para uma tumba onde ficaria até a morte e lá, durante sua prisão, cometeu suicídio com cadarços de sua cintura e Hémon, seu noivo, ao vê-la morta e perceber a presença do seu pai, arranca a espada e a crava no próprio peito e Eurídice ao ouvir do mensageiro o ocorrido crava um punhal em seu peito, tirando assim a própria vida.
...