TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Russa

Artigos Científicos: Revolução Russa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas)

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

 A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial despreparada para uma guerra moderna de longa duração e verdade que seu exército possuía o maior contingente de toda a Europa, mas o comando era ineficiente, não havia apoio logístico, faltavam armas e as táticas de guerra eram ultrapassadas.

Não refeita da derrota contra o Japão, a Rússia lançou-se numa aventura contra o exército alemão, equipado pela mais poderosa indústria bélica da época. No final de 1916, o exército russo estava próximo da ruptura Perdera cerca de 5 milhões de soldados, entre mortos, feridos, doentes ou aprisionados pelos inimigos. Na falta de soldados experientes, foram convocados camponeses jovens, arrimos de família, gerando descontentamento no campo e preocupações na frente de batalha. Em princípios de 1917,0 exército russo era uma enorme massa de soldados cansados, maltrapilhos, famintos e desarmados, desejosos da paz e enraivecidos com o imperador. Essa inquietação nofront combinou-se com saques de armazéns, com o aumento do movimento grevista nas cidades e com invasões de terras pelos camponeses a Rússia estava à beira de uma revolução interna muito mais séria e radical do que a de 1905

 As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

 Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS

 - Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924)

 - Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)

 - Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)

 - Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)

 - Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)

 - Konstantin Chernenko (13 de fevereiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com