Revolução constitucionalista de 1932
Por: 19971977 • 11/5/2015 • Relatório de pesquisa • 345 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
5.
a)
b)
c) MMDC, é o nome do levante revolucionário paulista que precedeu a revolução constitucionalista de 1932. O MMDC foi o movimento clandestino que oferecia treinamento de guerrilha aos paulistas. Prestando homenagem e tomando como nome as iniciais dos quatro jovens assassinados pela organização que apoiava o governo de Getúllio Vargas em São Paulo, o MMDC procurava organizar um movimento consistente e treinado militarmente para enfrentar o governo nacional com fins de conseguir a derrubada do presidente.
6.
a)
b) A conturbação causada pela revolução constitucionalista de 1932.
c)A constituição criou a justiça eleitoral e inovou com a garantia do voto feminino e do voto secreto para todos aqueles maiores de 18 anos. Somente os analfabetos, soldados, padres, mendigos não tinham o direito a voto.
d) A constituição assegurava a autonomia dos sindicatos dos trabalhadores, regularizava a legislação trabalhista e cria a justiça do trabalho. A legislação trabalhista proibia a diferença salarial para um mesmo cargo por motivos de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil, regulamentava o trabalho das mulheres e dos menores (proibia o trabalho de menores de 14 anos, trabalho noturno a menores de 16 e em indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres); estabelecia a descanso semanal; reduzia a carga horária diária para oito horas de trabalho; férias remuneradas e indenização na demissão sem justa causa.
e) A ordem econômica era tratada com extremo caráter nacionalista pois entre seus artigos estava a proteção e a nacionalização progressiva das reservas minerais do Brasil, por serem básicas e essenciais à defesa econômica e militar do país.
d) Em julho de 1934 Getúllio Vargas foi eleito presidente da Republica pelo voto indireto da Assembleia Nacional Constituinte, devendo exercer seu mandato até 3 de maio de 1938, onde seriam realizadas eleições diretas para o cargo. Porém a aparência democrática no Brasil não durou tanto. Em novembro de 1937, Getúllio Vargas daria o golpe instaurando o estado novo. A constituição de 1934 teria a menor duração, cerca de 3 anos até a constituição de 1937.
...