Sem Titulo
Tese: Sem Titulo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudioflu • 18/11/2013 • Tese • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 172 Visualizações
Relatório de estágio realizado na empresa Novafarma Indústria Farmacêutica, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.
O objetivo específico do trabalho foi de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico as melhorias possíveis e necessárias dentro da empresa e a importância dos equipamentos no setor de manutenção industrial.
E consequentemente realizando o cumprimento curricular do curso Técnico em Eletrotécnica realizado na FATEC- SENAI Roberto Mange, no período de 2008 à 2010. Concluindo 1200 horas aulas e 402 horas de estágio na empresa.
Introdução
Quando falamos da manutenção em uma indústria, seja de sistemas elétricos ou mecânicos, costumamos separá-las em três tipos:
Corretiva:
A manutenção é feita apenas quando um equipamento quebra ou para de funcionar. Em equipamentos de grande importância na planta industrial, este é um método caro e pouco funcional.
Uma parada não programada faz com que a empresa recorra a uma manutenção emergencial, muitas vezes pagando mais caro tanto pelos materiais a serem substituídos quanto pela mão-de-obra.
Além disso, esta parada reduz os índices de performance da produção da empresa e podem provocar grandes prejuízos financeiros com atrasos, cancelamentos de pedidos, etc...
Preventiva:
Consiste em programar revisões ou troca de componentes baseados no fator tempo de utilização. É muito eficaz para problemas simples, porém não resolve degradações relacionadas a má utilização de componentes ou componentes com vida útil menor do que a esperada.
Depende muito dos tempos de utilização adotados para troca (normalmente baseados em estimativas ou levantamentos empíricos), uma vez que se forem subestimados poderão ocorrer problemas no processo e se forem superestimados haverá desperdício na troca de um componente que ainda não chegou ao final de sua vida útil.
Preditiva:
É a maneira mais inteligente de se realizar a manutenção, porém, devido ao seu custo, é mais aplicável a processos essenciais de uma planta industrial.
Consiste em monitorar os parâmetros (elétricos, mecânicos, temperatura, viscosidade de óleos, etc...) de forma a ser possível identificar se o sistema está funcionando da maneira correta ou não.
Para exemplificar a eficácia deste método, basta dizermos que com ele é possível detectar qual componente de um complexo sistema está com defeito, bem como prever em quanto tempo ocorrerá uma parada se não for feita uma intervenção.
Existem diversas formas – baratas e caras – de se realizar a manutenção preditiva, sendo que sua eficácia dependerá sempre da especialização e conhecimento técnico do pessoal de manutenção envolvido.
Nos últimos tempos, nota-se uma mudança de postura nas indústrias: a manutenção não é mais encarada como um mero gasto, mas sim como um investimento que garante a confiabilidade da planta e reduz paradas não programadas, que são as grandes vilãs do planejamento de uma indústria.
Este relatório vem apresentar a importância da manutenção industrial, sendo que detalhamos aqui a manutenção corretiva e preventiva, pois dentro da indústria aqui apresentada a manutenção preditiva é realizada através de mão-de-obra terceirizada.
Neste relatório de estágio supervisionado, estou descrevendo as atividades que pude desenvolver aprender e aprimorar meus conhecimentos, no que conserve a técnica prática e conciliando assim os referentes conhecimentos durante o estágio nesta empresa, onde trabalho atualmente.
Todas as atividades realizadas neste relatório foram supervisionadas pelo supervisor de manutenção que assina este relatório de estágio.
3. Empresa
NOVAFARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Produção de medicamentos injetáveis
Fundada em fevereiro de 1994, obteve sua Autorização de Funcionamento publicada em setembro de 1999, com a proposta inicial de ser uma empresa prestadora de serviços, terceirizando a produção de medicamentos injetáveis, conquistando uma divisão de mercado até então inexplorada.
No decorrer de seu desenvolvimento, optou pela implantação de sua própria linha de produtos, cujo alvo final é mercado hospitalar, atendendo distribuidores, secretarias de saúde, hospitais particulares, órgãos públicos, autarquias, associações, fundações e prefeituras.
Em 25 de maio de 2000 foram faturados aos primeiros produtos com a marca Novafarma. Desde então, tem direcionado seus esforços no desenvolvimento de novos produtos, na qualificação profissional e na satisfação de seus clientes internos e externos, buscando o crescimento da empresa e a garantia de uma linha de medicamentos injetáveis de confiança.
Situada no Pólo Farmoquimico do Estado de Goiás, região central do Brasil, tem como compromisso ser uma empresa referência na fabricação de medicamentos injetáveis, contribuindo com a Política Nacional de Medicamentos do Ministério da Saúde, proporcionando o acesso da população a medicamentos injetáveis de qualidade, segurança e eficácia a preços acessíveis.
Para que seus objetivos sejam alcançados a Novafarma tem como prioridade o investimento em pessoal, o respeito ao meio ambiente, o compromisso com a fabricação de medicamentos em conformidade com os Compêndios Oficiais e o atendimento às demais normas regulamentares, aplicáveis à Industria Farmacêutica.
Nos últimos anos, a Novafarma têm investido na conquista do mercado externo, estabelecendo parcerias com empresas representantes na Bolívia, Peru, Paraguai e Costa Rica.
Hoje a Novafarma conta com uma área total de 7.055m², sendo que 8.565m² de área construída, além da área atual a empresa conta com uma área de 61.649.90m² situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, onde já se encontra em fase de construção a sua nova unidade.
A Novafarma dispõe do que melhor há em tecnologia, sistemas, arquitetura, laboratórios, além de espaços que promovem o bem-estar dos nossos colaboradores. Atualmente possui em seu quadro aproximadamente 400 colaboradores,
...