Significado de Pedagogia como Reflexão sobre Educação
Por: djerson • 21/6/2016 • Artigo • 8.472 Palavras (34 Páginas) • 8.860 Visualizações
UNIDADE I: A CIÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU OBJECTO
1.1. Significado de Pedagogia como Reflexão sobre Educação
1.1.1. Conceitos, Objecto e Objectivo da Pedagogia
• Conceito de Pedagogia
A palavra Pedagogia vem do grego (pais, paidós=criança; agein=conduzir; logos=tratado, ciência) que significava conduzir a criança ao saber.
Portanto, na Antiga Grécia, eram chamados de Pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam a escola, fazendo valer sua autoridade quando necessária, o que lhes conferiu o desenvolvimento de grande habilidade no tratamento das crianças.
Segundo Piletti (2004), Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e Pedagogia é o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenómeno educativo.
Daí que de acordo com Durkheim & Radice, citados por Piletti (2004), existem diversas definições de Pedagogia, a destacar:
Pedagogia é a ciência da Educação.
Pedagogia é a ciência e arte de educar.
Pedagogia é a arte de educar.
Pedagogia é a reflexão metódica sobre a Educação para esclarecer e orientar a prática educativa.
Nesta perspectiva, é de salientar que a Pedagogia não pode se limitar ao entendimento de como se dão as relações educativas e ao estabelecimento de directrizes gerais para a educação nos horizontes ampliados da emancipação humana e da maioridade dos sujeitos, mas sim, presidir a organização e condução da instituição educativa, no sentido de como se vão dar as relações internas de poder, mediadas pela infra-estrutura de recursos e controles, e de como se vão relacionar a gestão institucional, a dinâmica das relações interpessoais e a produção ou circulação dos conhecimentos.
O Conceito moderno de Pedagogia, conforme Prof. C. Mattos citado por Piletti (2004), refere que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação. Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da Pedagogia.
• Objecto da Pedagogia
O Pedagogo não possui quanto ao seu objecto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu carácter científico. O objecto de estudo do Pedagogo compreende os processos formativos que actuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a Educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais.
Nesta ordem de ideia, o Objecto da Pedagogia é a prática educativa, ou seja, o fenómeno educativo.
• Objectivo da Pedagogia
A Pedagogia assenta-se no desenvolvimento de serviços científico-técnicos que permitem a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do próprio processo pedagógico, do processo educacional e do processo educativo.
No entanto, sumariamente, o Objectivo da Pedagogia é a reflexão, a crítica, a ordenação e a sistematização do processo educativo.
1.1.2. Aspectos Fundamentais da Pedagogia
Fundamentalmente, a Pedagogia apresenta-se sob 3 (três) aspectos: o Aspecto Filosófico, Científico e Técnico.
Aspecto Filosófico – esse aspecto abrange os princípios fundamentais da educação, tais como as relações da Educação com a vida, os valores, os ideais e as finalidades da educação. Procurando responder às seguintes questões:
O que deve ser a educação?
Para onde a educação deve conduzir as novas gerações?
O Aspecto Filosófico procura estabelecer as directrizes da Educação de acordo com os valores de cada povo e de cada época.
Aspecto Científico – a Pedagogia moderna apoia-se nos dados apresentados pelas ciências, procurando estabelecer o que é a Educação. Ela se apoia principalmente nos dados das ciências que estudam o comportamento humano. Portanto, desenvolvimento científico de áreas do conhecimento como a Psicologia, a Biologia, a Sociologia, a Antropologia, as Ciências Políticas e a Economia trouxe uma contribuição muito importante para o estudo do comportamento.
A integração dos conhecimentos dessas áreas tem possibilitado a identificação de factores que influenciam no comportamento. É impossível identificar o comportamento através de uma única causa. O comportamento humano é resultado de factores psicológicos, biológicos, antropológicos, sociológicos, económicos e políticos.
Aspecto Técnico – refere-se à técnica educativa, ao como educar. Este aspecto situa-se entre o filosófico e o científico, isto é, entre o que deve ser e o que é, ligando o ideal ao real.
Sob o aspecto técnico estuda-se: os métodos e processos educativos; os sistemas escolares; as normas e directrizes orientadoras da parte estática e da dinâmica de sala de aula; os métodos e as práticas de ensino; as técnicas de trabalho escolar.
1.1.3. Divisão da Pedagogia
Em consonância com o conceito último de Pedagogia, ela divide-se em Disciplinas Filosóficas, Científicas e Técnicas.
Disciplinas Filosóficas:
História da Educação
Filosofia da Educação
Educação Comparada
Política Educacional
Disciplinas Científicas:
Biologia Educacional
Psicologia Educacional
Sociologia Educacional
Disciplinas Técnicas
Administração Escolar
Higiene Escolar
Organização Escolar
Orientação Educacional
Didáctica Geral e Especial
...