Somos Feitos De Tempo
Pesquisas Acadêmicas: Somos Feitos De Tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mosillas • 3/4/2014 • 3.974 Palavras (16 Páginas) • 505 Visualizações
“Somos feitos de tempo?”
Dependemos da historia para registrar acontecimentos e ações, pois com o passar do tempo nossos pensamentos mudam, à medida que os acontecimentos problemáticos surgem precisamos ter experiências pessoais, como também da experiência coletiva. É assim que realizamos atos que desenvolve cultura a que pertencemos. Cada geração transmite a historia da herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente. Os desenvolvimentos acontecem e com eles avançam também a ciências e a tecnologias, e novas ordens sociais se instauram com novos paradigmas, valores e linguagens, a ruptura com o passado torna-se inevitável. O esfacelamento da memória cultural, das tradições, desvincula o homem de suas raízes, aliena-o da “realidade objetiva”, impossibilita-o de compreender como e porque se dão as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, porque lhe faltam os elos que se pensarmos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas, pois a memória é a capacidade de registrar, armazenar e manipular informações provenientes de interações entre o cérebro e o corpo ou todo o organismo e o mundo externo, ela é compreendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada. Quando relatamos o fato de preservar a memória de uma sociedade significa relembrar o passado e não impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades, isso significa oportuniza as pessoas num projeto de educar as novas gerações na consciência de um caminho já percorrido e que possam, intencionalmente, estabelecer metas para a implementação desse processo, atentas para as mudanças necessárias.
2)Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado. o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e e em todos os lugares?
A memória histórica deve ser preservada, ela é a herança de uma geração para outra. Sem a história como saberíamos quem foi nossos antecessores, como viviam, quais eram suas necessidades.
A história existe por causa do tempo e das pessoas que a vivencia, sem isso não a temos. A cultura, a origem, a sociedade também influenciam a memória histórica. Cada geração assimila a herança cultural do passado e estabelece projetos de mudança, pois nem sempre o que foi bom ou que era certo no passado é bom ou correto para o presente. Com isso surgem as mudanças, e a história é o tempo todo reescrita.
A cada dia surge um fato novo para acrescentarmos na história, por isso que ela nunca é identica em todos os tempos e nem em todos os lugares.
3) Resumir os quatros argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação?
A historia da educação foi por um bom tempo ignorada e considerada pouco nobre para alguns pesquisadores. Partir da reestruturação do campo disciplinar da historia da educação do rompimento com o seu modelo fundador abriu-se então os olhos dos pesquisadores, para uma multiplicidades de novos objetos e temas de pesquisa com novas e diversas possibilidades e interpretação de leituras.a historia da educação é importante para cultivar uma duvida saudável e a promover pessoas criticas.
Vivemos com pessoas de diferentes religiões e culturas, por isso a história precisa cumprir o papel de ajudar as comunidades e as pessoas a dar um sentido ao seu trabalho educativo. A história nos diz de onde viemos e quem somos, assim temos um ponto de partida para darmos continuidade.
O mundo tecnológico que vivemos atualmente só existe devido a História, como ressaltou o grande cineastra Manuel de Oliveira: “ O presente não existe sem o passado e estamos a fabricar o passado todos os dias”. O passado é um elemento da memória, é graças a ele que sabemos quem somos e como somos.
© 2014 Microsoft
Termos
Privacidade e cookies
Desenvolvedores
Português (Brasil)
moniquinha lourinha
Inscrever-se
Inscrever-se
Você já está no Facebook?
Você já está no Twitter?
Conteúdo de
Saiba mais|Desligar
...