Somos Feitos De Tempo"?
Artigos Científicos: Somos Feitos De Tempo"?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Givanessa10 • 8/5/2014 • 374 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
1 – O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Somos feitos de tempo, porque somos seres históricos, passamos por constantes mudanças, nossas ações e pensamentos vão se modificando conforme ocorrem acontecimentos que cercam nossa vida, com essas mudanças, vamos criando novas ideias deixando as “antigas” como herança cultural para futuras gerações.
2- Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
Cada indivíduo vivencia uma realidade humana, não vivenciamos os mesmos acontecimentos, não sofremos as mesmas mudanças, somos indivíduos, cada um corresponde à sua mudança, não uma mudança universal.
3 – Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
• Para cultivar um saudável ceticismo.
A educação vive em constante mudança, novas técnicas, métodos de ensino vão se criando ao passar do tempo. Mas precisamos estar cientes a essas mudanças, para não sermos pegos de surpresa e vazios de informações de como usufruir essas inovações.
A história da educação é o meio mais propício para se realizar um saudável ceticismo, pois nos leva a uma consciência crítica, assim criando uma história que parte dos problemas presentes e constrói uma “ponte” com pontos de vista do passado.
• Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
Vivemos em um mundo globalizado com uma desorganizada circulação de conceitos e ideias, junto a isso deparamos com diferentes identidades locais, culturas e religiões. Com isso nascem as identidades múltiplas, formada por memórias, tradições, crenças entre outras.
• Para pensar os indivíduos como produtores de histórias.
“ Não há presente sem passado” é através do passado que sabemos de nossa história e como somos. Temos hoje uma visão nítida que nós fazemos nossa história, não apenas participamos dela.
A reflexão histórica não tem o papel de descrever o passado, mas refletirmos sobre ideias, projetos e experiências vividas.
• Para explicar que não há mudança sem história.
Estamos a cada dia criando nossa história com nossas experiências. Não há mudança sem sabermos o que mudar, é necessário uma raiz, uma história para que a mudança ocorra, afinal ela parte das pessoas e de lugares concretos.
A história da educação é de extrema importância para nosso entendimento, aprendizagem de nossa história, pois desenvolvemos uma atitude crítica, analisamos o espaço educativo e suas transformações.
...