TOTALITARISMO E AUTORITARISMO
Ensaios: TOTALITARISMO E AUTORITARISMO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tadsparvieri • 10/4/2014 • 699 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
TOTALITARISMO E AUTORITARISMO
Regimes totalitários: presença simultânea de um centro de poder que afirma seu monopólio, de uma ideologia exclusiva, mobilização total da população, e um partido único.
Os autoritários se distinguem pois há um pluralismo limitado, o poder reconhece corpos privilegiados como a Igreja. Ideologia mal articulada e fracamente difundida. Ausência de mobilização politica da pop. Partido único não alcança toda a sociedade.
HANNA ARENDT O QUE É UM REGIME TOTALITARIO
Adota os métodos: intimidação, meios de organização e instrumentos de violência do arsenal politico das ditaduras e tiranias. Existe por conta do fracasso das tradicionais forças politicas.
Destrói a alternativa na qual se baseia. A essência dos governos não está presente nele. É uma espécie totalmente diferente de governo. Não opera sem uma lei, não é arbitrário, obedece rigorosa e inequivocamente as leis da natureza e história que afirmam serem a origem de toda as leis.
Recorre à fonte de autoridade da qual as leis positivas tiram sua legitimidade. Não é arbitrário e obedece essas forças mais do que qualquer governo. Abre mao de exercer o seu poder no interesse de um só homem e se dispõe a sacrificar interesses vitais de todos para executar sua lei da História e da natureza.
A legitimidade totalitária, que pretende estabelecer a justiça na terra, executa a lei da historia ou da natureza diretamente na humanidade. Espera que essa lei engendre a humanidade como produto final, Essa esperança é acalentada por todos os govs totalitários. Transforma a espécie humana em portadora de uma lei À que apenas se submetidos forçadamente seguiriam.
AFIRMAÇÕES E REJEIÇÕES DO FASCISMO
-Rejeita a sociedade liberal do século XIX. Rejeita a democracia, pois é dominado pelos grupos de pressão não cuidando do interesse nacional. Pluralismo leva à discussões inúteis.
Rejeita o individualismo, direitos do homem, a dignidade da pessoa humana. Porque o individuo não tem direito, apenas existe pela comunidade na qual se integra.
Rejeita a sociedade liberal porque a liberdade degenera a coesão do grupo. O grupo pode punir aqueles que recusam a entrar nele. A justiça não vela pelo individuo e sim pelo grupo.
Rejeita um comportamento comandado pela razão. O fascismo é uma reação anti-intelectualista, uma desforra do instinto, prega o culto da ação e da violência.
Combate o socialismo marxista porque é fundado na luta de classes e conduz à divisão e engraquecimento do grupo social.
Censura a liberdade econômica, que permite os fortes a esmagarem os fracos.
Afirmações: É um nacionalismo exacerbado. A nação é sagrada e o bem supremo. Coesao interna politica, social étnica, que suprime os antagonismos que a dividem. Fascismo defende a nação pura. Para purifica-la o fascismo é xenófobo, raista e anti-semita.
O nacionalismo fascista passa por todas as fronteiras. Quer recuperar territórios. É apoiado pelo exercito. Acaba naturalmente no imperialismo. Ridiculariza o pacifismo. Exalta a aventura, o soldado, a luta. Contem a guerra.
Estado deve ser forte e autoritário. Prevalecer o interesse coletivo. Estado forte baseia-se
...