TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA

Por:   •  4/4/2015  •  Artigo  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA

1 INTRODUÇÃO

Nessa trajetória política dentro do serviço social, envolve vários contextos históricos, sendo referência o golpe militar de 1964, na perspectiva de várias avaliações nesse período, onde ocorreram constantes acontecimentos e mudanças na profissão do serviço social. Havendo repressões, censuras, em um país que não tinha escolhas, porém dominava era um grupo político que matinha o poder. Nesse processo histórico da ditadura militar o principal foco era a política, entre os anos de 1960 a 1985 acontecimentos de crises, greves, ameaças, caos incontrolável e alta inflação sendo que os preços das coisas aumentavam absurdamente todos os dias.

Período marcado por vários presidentes no Brasil, os mesmos sendo militares assumindo o poder no Brasil, o objetivo desses políticos naquela época era censurar a voz do povo, tendo as principais características: a falta de democracia, o acompanhamento das políticas, a violação dos direitos constitucionais e a violência em todos cenários desse sistema de governo. Diante das grandes dificuldades dos brasileiros durante o período do regime militar, surgiu uma prática modernizada, provedora da cidadania, mudando a postura do serviço social.

Após o golpe militar de 1964 surge à necessidade de renovação da profissão dando assim o inicio do movimento de reconceituação do serviço social. O processo de renovação aponta três pontos norteadores: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e perspectiva de ruptura. Movimento marcado pelo o desenvolvimento da ação profissional, configurando questionamentos, reflexões críticas, permitindo uma discursão profunda sobre diferentes teorias na profissão para além da doutrina da igreja.

2 DESENVOLVIMENTO

O serviço social tem suma importância nesse período do golpe militar de 1964, para que possamos entender as mudanças sociais e as mudanças no serviço social, vamos entrar um pouco na história desse regime militar. Em 1964, João Goulart não resistiu, não houve sequer uma tentativa de militares de impedir a tomada do poder pelos setores conservadores anti-Goularte comunistas, dizendo que era necessário livrar o país da ameaça comunista, os militares derrubaram João Goulart e tomou o poder, o regime estabelecido por eles durou 21 anos, longo período da ditadura militar o Brasil sofreu com alta assustadoramente da inflação, a economia confusa e tumultuada, o crescimento industrial alcançando na segunda metade dos anos de 1950 não conseguia prosseguir no mesmo ritmo.

Essa época foi marcada por intensas opressões, brasileiros cassados, exilados e proibidos de exercer suas profissões, centenas de milhares de pessoas eram punidas, suspensas de direitos políticos, sendo presas, espancadas, torturadas e gente desaparecida, perseguidos todo o período do regime militar. O Brasil respirava o caos político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com