TRÁFICO HUMANO, O MAL DA MODERNIDADE
Por: Pedro Claudio • 13/5/2015 • Artigo • 12.464 Palavras (50 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG[pic 1]
CAMPUS IPORÁ
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Pedro Claudio Rosa
PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS ( 1980 – 1990)
IPORÁ
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG
CAMPUS IPORÁ
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Pedro Claudio Rosa
PASTORAL DA JUVENTUDE E MILITÂNCIA POLÍTICA NA REGIÃO OESTE DE GOIÁS (1980 – 1990)
Monografia apresentada à banca examinadora do curso de História como requisito para a obtenção do título de licenciado em História.
Orientadora: Prof.ª Maria Olinda Barreto
IPORÁ
2014
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO
I. IGREJA CATÓLICA: UM POUCO DE HISTÓRIA
1.1 O caminho da Doutrina Social da Igreja
1.2 A opção pelos pobres na América Latina
II. JUVENTUDE CATÓLICA NA DIOCESE DE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS
2.1 Pastoral da Juventude- retrato da realidade.
2.2 Pastoral da Juventude – primeiras iniciativas na Diocese de São Luís de Montes Belos
2.3 Pastoral da Juventude - renascimento
2.4 Pastoral da Juventude em formação
2.5 Pastoral da Juventude em consolidação
2.6 Pastoral da Juventude – assessoria que inspirava
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A Pastoral da Juventude e a Militância Política na região Oeste de Goiás como objeto de estudo dessa pesquisa se dá pela motivação pessoal no assunto e interesse em compreender o processo de conscientização política e social que contribuiu e/ou influenciou para a inserção de um significativo número de jovens em diversos movimentos sociais e partidos políticos na região Oeste de Goiás e, em outras localidades de Goiás e no Brasil, a partir das experiências vivenciadas na pastoral da juventude.
A pesquisa tem como foco o trabalho realizado pela igreja católica, com os jovens, por meio da pastoral da juventude, no período compreendido entre a década de 1980 e 1990 e sua relação com a Teologia da Libertação. Portanto essa pesquisa fundamenta-se em um estudo de caso sobre a pastoral da juventude na diocese de São Luís de Montes Belos.
Para a realização desse estudo, buscou-se compreender a metodologia utilizada nesse trabalho pastoral e a influência da teologia da libertação. Vale ressaltar que nesse período a referida teologia foi muito discutida, defendida veementemente por alguns setores da igreja e, ao mesmo tempo, também bastante questionada e contestada com a mesma intensidade por outros.
O presente trabalho consiste em pesquisa a fontes, cartas, relatórios e documentos da igreja, para compreender e contextualizar a história da igreja católica no que tange a sua doutrina e concepções com relação às questões políticas e sociais. Nesse sentido, enfatizou-se a relevância da teologia da libertação nas ações e discussões acerca das questões de fé, buscando as bases dessa teologia por meio da leitura de obras que defendem essa concepção teológica e a relação dessa para a motivação e engajamento de jovens que ensejaram nas atividades da Pastoral da Juventude.
Outro aspecto da pesquisa se deu no sentido de conhecer a proposta da pastoral da juventude enquanto um seguimento dentro da igreja católica e a influência ou desdobramentos na vida cotidiana dos que vivenciaram esse processo de formação. Esse trabalho, portanto, apresenta um recorte histórico tendo como objeto de estudo o período de 1980 a 1990.
O referido estudo está estruturado em três capítulos, construídos por meio de pesquisa a fontes, documentos da igreja e entrevistas. O primeiro capítulo consiste em um breve histórico sobre a igreja católica, procurando conhecer as bases de sustentação de sua doutrina e como essa se articula com as questões sociais. A relação entre o temporal e espiritual no decorrer da história, buscando compreender como surgiu e o que propõe a teologia da libertação.
O segundo capítulo apresenta a história da pastoral da Juventude na diocese de São Luiz dos Montes Belos - Goiás, a metodologia utilizada, o processo de formação dos jovens e o papel e/ou influência da teologia da libertação. O objetivo nesse capítulo é compreender a relação desse trabalho com a conscientização político-social e engajamento dos jovens na sociedade.
No terceiro capítulo apresenta-se uma série de entrevistas com lideranças da Pastoral da Juventude, com atuação na época de sua formação e reestruturação, assim constatam-se os efeitos do trabalho das lideranças produzindo ações concretas dentro de uma realidade regional.
I IGREJA CATÓLICA: UM POUCO DE HISTÓRIA
Nesse primeiro capítulo será apresentada uma breve contextualização histórica da Igreja católica, para melhor compreender o processo vivenciado por essa instituição no que diz respeito à concepção de evangelização que culminou com o desenvolvimento da teologia da libertação, sobretudo na América Latina. Teologia, segundo Ciro Flamarion Cardoso é “discurso religioso acerca de Deus” (CARDOSO, 2005, p. 213). Para o teólogo espanhol Carlos Bazarra, “a palavra teologia quer dizer, etimologicamente, ciência de Deus”. (BAZARRA, 1987, p.5)
...