TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ESCOLA INCLUSIVA : UTILIZANDO JOGOS NA PRÁTICA DIDÁTICA

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

ImprimirProjeto Integrado / TCC

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAFACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA

Paulo Henrique Silva de Jesus

Seminários Temáticos II

UMA ESCOLA INCLUSIVA : UTILIZANDO JOGOS NA PRÁTICA DIDÁTICA Orientação da Profª. Dra. Tathianni Cristini da Silva

SANTOS

21/06/2022

Projeto Integrado / TCC https://campus20221.unimesvirtual.com.br/mod/wiki/prettyview.php?...1 of 9 21/06/2022 21:01

Paulo Henrique Silva de Jesus

UMA ESCOLA INCLUSIVA : UTILIZANDO JOGOS NA PRÁTICA DIDÁTICATrabalho de conclusão de curso, usado para obtenção do grau de licenciatura na Universidade Metropolitana de Santos.Orientação da Profª. Dra. Tathianni Cristini da SilvaSANTOS

21/06/2022

RESUMO

Consiste em um trabalho de pesquisa e elaboração de um jogo criado por estudantes de História, da Universidade Metropolitana de Santos, com orientação da ProfessoraDoutora Thatianni Cristini da Silva tratando da inclusão e da prática didática utilizando jogos do ponto de vista de um educando em história, com suas particularidades eespecificidades este trabalho visa mostrar um mundo onde os jogos podem ser utilizados em escolas como uma maneira de ensinar inclusão.PALAVRAS-CHAVE : jogos, digitais, prática, didática, cognitivo, desenvolvimento, motor, coordenação, aprendizado,afetivo-social.

OBJETO DE ESTUDOJogos utilizados de maneira pedagógica, para que se possa propor um jogo funcional ao término deste trabalho.

Projeto Integrado / TCC https://campus20221.unimesvirtual.com.br/mod/wiki/prettyview.php?...2 of 9 21/06/2022 21:01

SUMÁRIO :

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................................................................................................................42 UMA ESCOLA INCLUSIVA : UTILIZANDO JOGOS NA PRATICA DIDÁTICA ............................................................................................................53 METODOLOGIA E CRIAÇÃO DO JOGO ......................................................................................................................................................................64 COMO JOGAR (PASSO A PASSO) ................................................................................................................................................................................7 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................................................................................................................................8 6 REFERÊNCIAS.............................................................................................................................................................................................................9Projeto Integrado / TCC https://campus20221.unimesvirtual.com.br/mod/wiki/prettyview.php?...3 of 9 21/06/2022 21:01

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos sobre a utilização de jogos digitais que são inclusivos, além de mostrar como jogos em geral podem ser usados de umamaneira didática, com referência aos livros O Brasil tem futuro? e 12 faces do preconceito. Onde o autor nos fala sobre práticas cidadãs que podemdefinir o futuro do país e destaca preconceitos que assolam nosso país e os processos que os fazem, deste modo este trabalho tem como intenção,expor como jogos podem quebrar estigmas e serem usados de maneira pedagógica e didática para a formação de uma sociedade com cidadãos quetenham respeito pelas diferenças, e quebrem estigmas que os próprios jogos eletrônicos tem, como por exemplo que atrapalham os estudos ou quegeram instintos de violência.

OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é destacar e propor maneiras de utilizar jogos eletrônicos de forma didática e pedagógica, para que alunos eprofessores quebrem estigmas gerados por nossa sociedade a cerca de jogos eletrônicos e acerca de nossa própria sociedade, como racismo,machismo e homofobia por exemplo. Um jogo eletrônico inclusivo que trataremos neste trabalho é Destiny 2. Um jogo gratuito que tem personagenslgbt e utiliza de raciocínio lógico para completar incursões com até 6 jogadores, também trataremos de um jogo criado com o intuito de trazer umamecânica das raids de Destiny 2 para o processo didático de ensinar a inclusão.

Projeto Integrado / TCC https://campus20221.unimesvirtual.com.br/mod/wiki/prettyview.php?...4 of 9 21/06/2022 21:01

UMA ESCOLA INCLUSIVA : Utilizando Jogos na Prática Didática Quando falamos de inclusão a primeira coisa que nos vem a mente provavelmente são portadores de necessidades especiais, e sim em 2022 aindahá um estigma e muito a ser conquistado por portadores de necessidades especiais para serem realmente incluídos na sociedade, e jogos são umamaneira de incluir em práticas sociais mesmo portadores de necessidades especiais, como exemplo temos os jogos Paraolímpicos, que é um eventosimilar a olimpíada para portadores de necessidades especiais. O que nos leva a pensar, se somente os ''deficientes'' participam deste evento pode-seafirmar que é um evento inclusivo? Me refiro ao fato de que inclusão não refere-se a unir as pessoas diferentes entre elas mesmas, isso seriasegregação. Segundo Maria Teresa Égler Mantoan, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ''É anossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educaçãoinclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para ossuperdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar nocinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro."Feita esta citação que tanto enriquece este assunto, irei abordar neste trabalho um jogo que eletrônico que pratica outra forma de inclusão, a deminorias e também citar como ambiente escolar pode ser um aliado para a inclusão. A escola hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com