Villa lobos
Por: crepalds • 2/12/2015 • Bibliografia • 2.677 Palavras (11 Páginas) • 343 Visualizações
Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro ecompositor brasileiro.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica
Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, Raul Villa-Lobos, pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aprendeu também a tocar clarinete e era obrigado a discerir o gênero, estilo, caráter e origem das obras, como declarar com presteza o nome da nota, dos sons ou ruídos que surgiam incidentalmente no momento. Seu pai Raul Villa Lobos, era seu maior tutor, exigia dele o que jamais pedia aos outros filhos , se ele não estivesse naquele ambiente musical, provavelmente teria estudado medicina.
Desde os seis anos de idade, aprendia com seu pai a tocar violoncelo em uma viola especialmente adaptada. Seu pai organizava verdadeiros concertos em casa, tal habito durou anos, influiu decisivamente na formação a mentalidade musical de tuhu. Em vê de aprender a gostar do que era bom, ele se encheu de tédio pela inegável semelhança formal da música que se via forçado a ouvir e , as vezes a executar seu celo. Aos 8 anos surgiu seu interesse por Bach. O garoto estava insatisfeito com aquela musica que o assaltava por todos os lados e queria algo diferente. Duas coisas que ele apreciava eram Bach e musica caipira.
Aos 11 anos de idade, aprendeu com o pai a embocadura de clarinete , nessa época travou conhecimento pela musica nordestina.Quando criança quis se aproximar da musica popular, mas a reação dos pais foi negativa e teve que se conformar a aprecia-los de longe.
Aos 12 anos, órfão de pai, Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro. É tio-avô de Dado Villa-Lobos.
A obra de Villa Lobos é consequência de seu próprio esforço, da sua odisseia.
Aos 16 anos , tuhu fugiu de casa e foi morar com a tia, para de maior liberdade para frequentar os chorões e tocar em pequenas orquestras, era o começo de uma vida difícil.
em 1905 com 18 anos, partiu para o Norte, visitou Espirito Santo,Bahia e Pernanbuco,foi por bairros mais duvidosos da cidade de Salvador e Recife, em busca de aspectos curiosos do local. A Experiencia recolhida nessa viagem foi bastante grande,a musica dos cantadores, a empostação no cantar, afinação dos instrumentos e etc.No ano seguinte foi para o sul do País , permaneceu La durante oito messes , sua permanência nos estados do sul que teria visitados todos, foi contudo, uma decepção sob o ponto de vista folclórico .Havia muito a colher, sem duvida mas a riqueza do material estavam longe de atingir o interesse das pesquisas no Nordeste.
Aos 21 anos no Rio de Janeiro atingiu a maioridade artística ao escrever sua primeira obra Típica, os Canticos sertanejos, para pequena orquestra, onde procurou reproduzir o ambiente musical brasileiro .
Após viajar ao norte denovo, em 1911 ao retornar ao RJ se surpreendeu com sua mãe que o dava como morto, por falta de noticias dele, ela encomendou uma missa por sua alma, Villa Lobos escreveu nesse período Aglália e Elisa, ambas em um ato. De Janeiro a Maio de 1912, compôs a ópera Izath, em quatro atos, fusão e ampliação das duas primeiras.
Influencia sensível sobre Villa Lobos foram Wagner e Puccini. Tristão foi para ele, como para quase todo musico, motivo de êxtase.
Em 1915 inicio da sua apresentação oficial no Rio, como compositor, e dos debates que despertaram suas obras, tão cheias de inovações para a época. No Capitulo que se segue , a personalidade de Villa Lobos já esta formada.
O primeiro concerto realizado no salão do jornal do commercio, causou espanto nos críticos.
A resistência a obra de Villa Lobbos não ficava no publico ou na critica. Também a orquestra que tinha de interpretar a sua música rebelava-se indignada. Em 1918, havendo recebido do Diretor do Istituto Nacional de Musica o convite para apresentar, naquele estabelecimento de ensino, um concerto exclusivamente com suas obras, programou a 1ª sinfonia e o poema sinfônico Amazonas, recém composto e então com o Título de Mirênis. Durante o primeiro ensaio, o spalla levantou-se e afirmou, apoiado por seus colegas de orquestra, que as obras não tinham nem pés nem cabeça. No segundo ensaio, diversos músicos se recusaram a tocar a sinfonia , que a critica considerava revolucionaria.
Villa Lobos ganhava a vida tocando o violoncelo nas orquestras dos teatros e cinemas cariocas. Interpretava de tudo e de todos e escrevia suas musicas.
Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte embarca para Europa, regressando ao Brasil em 1924. Viaja novamente para a Europa em 1927, financiado pelo milionário carioca Carlos Guinle. Desta segunda viagem retorna em 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades. Realiza também nesse ano a " Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Seu casamento com Lucília termina na década de 1930. Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna, que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental O impacto internacional dessa obra fez-se sentir especialmente na França e EUA, como se verifica pelo editorial que oThe New York Times dedicou-lhe no dia seguinte a sua morte. Villa-Lobos nunca teve filhos.
Rubinstein e a cantora Vera Janacópulos os amigos que mais animaram Villa Lobos a ir a Europa. Movimentou-se o meio musical carioca e mesmo os inimigos mais ferrenhos, como guanabarino, mostraram-se favoráveis ao projeto. O próprio Francisco Braga passou, em cartório, um atestado de competência artística curiosíssimo. Os invejosos não tardaram a aparecer e não faltou quem achincalhasse aquele premio tão merecido com o que se pretendia recompensar os esforços do compositor carioca em prol da musica brasileira. Foi proposta a camara dos deputados uma subvenção de 108 contos a fim de que Villa Lobos pudesse realizar concrtos na Europa, como o propósito de fazer propaganda da nossa musica. Afinal depois de muito debate, a 22 de julho de 1922, resolveu-se conceder ao maestro a quantia de quarenta contos .
...