AS FASES MUSICAIS DE HEITOR VILLA LOBOS
Por: Solange Ng • 3/11/2020 • Projeto de pesquisa • 10.071 Palavras (41 Páginas) • 329 Visualizações
COLÉGIO POP
AS FASES MUSICAIS DE HEITOR VILLA-LOBOS
SÃO PAULO
2018
COLÉGIO POP
Mateus Lopes Marzola Celso
Matheus Oliveira Ng
AS FASES MUSICAIS DE HEITOR VILLA LOBOS
Trabalho de finalização de curso apresentado ao Colégio Pop como requisito básico para concluir o ensino médio.
ORIENTADOR: VLADEMIR MAURÍCIO DOS SANTOS
JUSTIFICATIVA
Falar sobre Villa-Lobos é falar sobre um grande compositor de música clássica nacional.Ele foi um dos compositores que mais mostrou a cultura brasileira através da música
Tenho que dar meus parabéns aos alunos Matheus Ng e Mateus Marzola pela iniciativa de fazer este trabalho onde os mesmos falam com muita propriedade sobre o compositor
RESUMO
Heitor Villa-Lobos foi um compositor nascido em terras brasileiras, compôs peças musicais encomendadas por Getúlio Vargas, além de ter participado de seu governo na área da educação.
Por grande influência de seu pai, Raul Villa-Lobos, alguém muito entendido de música, Heitor desde cedo inicia seus estudos nessa área. Também teve um papel importante da semana de arte moderna de 22, além de ilustre passagem pela Europa, principalmente na França, onde ficou maior parte da sua vida. Deixou seu marco no mundo da música que perdura até hoje.
Palavras chaves: Heitor Villa-Lobos, música, Choro, fase musical, composição.
ABSTRACT
Heitor Villa-Lobos was a composer born in brazilian lands, composed musical pieces ordered by Getúlio Vargas, besides of participating in his goverment at education field.
By huge influence of his dad, Raul Villa-Lobos, someone who really understand music, Heitor since early begins his studies in this area. Also had a mainly role in modern art week of 22, besides illustrious passage at Europe, specially in France, where he stayed most part of his life. Left his legacy in the world of music that lasts until today
Keys words: Heitor Villa-Lobos, music, Choro, musical phase, composition
“Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta.”
-Heitor Villa Lobos
SUMÁRIO
Mateus Lopes Marzola Celso 2
Matheus Oliveira Ng 2
INTRODUÇÃO 1
1. INTRODUÇÃO A UMA VIDA 2
1.1. A MORTE DE RAUL VILLA-LOBOS 3
1.2. O CHORO 4
1.3. A RODA DE CHORO 5
1.4. AS COMPOSIÇÕES DO CHORO 6
1.5. OS INSTRUMENTOS DE UM RITMO 7
1.6. VILLA-LOBOS E O NOVO MUNDO 8
1.7. O PREPARO DE VILLA-LOBOS 9
2. A PRIMEIRA FASE 10
2.1. SUÍTE POPULAR BRASILEIRA: DOS BAILES URBANOS AS SALAS DE CONCERTO 11
2.2. MAZURCA-CHORO 12
2.3. SCHOTTISH-CHORO 13
2.4. VALSA-CHORO 14
2.5. GAVOTTA-CHORO 16
3. SEGUNDA FASE: VILLA-LOBOS “EUROPEIZADO” 17
3.1. CONCERTO NO1 PARA VIOLONCELO E ORQUESTRA: A CASA DO MESTRE! 19
3.2. 1916: O INÍCIO DO AMOR PELA GRANDE ORQUESTRA 20
3.3. SINFONIA NO.1: O IMPREVISTO” 21
3.4. UIRAPURU 23
3.5. SEMANA DE ARTE MODERNA E A MÚSICA DE VILLA-LOBOS 24
3.6. DANÇAS CARACTERÍSTICAS AFRICANAS: A LINGUAGEM DE “VILLALOBOSIANA” 25
4. “VILLA-LOBOS VIRA VILLA-LOBOS” 26
4.1. OS CHOROS, A PERSONALIDADE DE VILLA-LOBOS 27
4.2. INTRODUÇÃO AOS CHOROS E CHOROS 1 28
4.3. CHOROS 2 29
...