ÁFRICA, O BERÇO DA HUMANIDADE E DO CONHECIMENTO!
Por: Luciana Vaz • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 618 Palavras (3 Páginas) • 2.961 Visualizações
PLANO DE AULA
TÍTULO: ÁFRICA, O BERÇO DA HUMANIDADE E DO CONHECIMENTO!
Modalidade: 1º ano do Ensino Médio
Componente Curricular: História
Tema: Nações, povos, lutas, guerras e revoluções.
Dados da Aula:
- O que o aluno pode aprender com esta aula:
- Desconstruir os mitos apresentados sobre a África pelas teses racistas;
- Constatar que a origem da humanidade foi na África;
- Valorizar a cultura e os conhecimentos africanos;
- O conceito das “raças socialmente construídas”;
- A contribuição dos povos africanos para a cultura brasileira;
- O interesse em estudar do Continente Africano;
- Que os negros africanos são parte da nossa identidade;
Duração das Atividades:
- 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
- Evolução da Humanidade
Estratégias e recurso da aula:
As estratégias serão:
- Aula expositiva para debater textos;
- Fotos, Vídeos e Slides;
Atividade 1:
A proposta dessa aula para a introdução é discutir a construção da imagem da África pelos meios de comunicação, relacionando o continente estigmatizado com o fato histórico que é a origem do homem (homo sapiens) na África.
Em seguida o vídeo “A África que ninguém nos mostra”, cujo objetivo é mostrar para os alunos imagens que não aparece nas mídias e nem nos livros didáticos. O vídeo tem aproximadamente seis minutos
Link do vídeo:
Após a exibição do vídeo o professor pode fazer alguns questionamentos aos alunos, como por exemplo, se eles conheciam esse outro lado da África, qual o conhecimento deles sobre a evolução da humanidade, qual a imagem que vem na cabeça deles ao pensar em África. Esse é um momento importante para que o professor deixe o aluno expressar suas opiniões, duvidas e conhecimentos.
Atividade 2:
Leitura informativa do Tópico “Evolução e Primórdios” do suplemento didático “O Tempo dos Povos Africanos” da Elisa Lakin Nascimento, que tem por objetivo desconstruir as teses racistas de que os negros eram inferiores e incapazes de contribuir para a construção, ciências e conhecimento da humanidade.
Disponível em:
http://www.ipeafro.org.br/home/br/linha-do-tempo.
Logo após, passar um vídeo com a música “África 2” da banda de reggae Ponto de Equilíbrio para que eles possam relacionar com o texto e fazer uma pequena síntese sobre os dois.
Link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Sih9UbS41Jc
Link para a letra da música:
http://www.vagalume.com.br/ponto-de-equilibrio/africa-2.html
Para a próxima aula os alunos devem trazer fotos que retratem o continente africano na sua visão, além de uma pesquisa sobre um país, serão divididos grupos de cinco pessoas.
Atividade 3:
- Os grupos irão apresentar resultados de suas pesquisas e expor as fotos que eles trouxeram.
Após o professor, pode apresentar sua analisem sobre as apresentações e desconstruindo com os alunos a imagem de uma África miserável, atrasada, sem cultura e com povos incapazes de construir e contribuir com a evolução, ciência e conhecimento da sociedade. Como aporte teórico pode usar o texto “A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática” do Anderson Ribeiro Oliva, onde objetivo do autor é analisar de forma crítica como essa história é transmitida nos livros didáticos de História no Brasil, a trajetória de como foi construída ao longo do tempo os conceitos que temos sobre África e por fim, as lacunas existentes nas formações acadêmicas e no ensino escolar.
...