A Analise Literária
Por: Thaline Nascimento • 9/10/2021 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Já as personagens principais masculinas das obras (Simão Botelho e Basílio Brito, respectivamente) são claramente diferentes. Simão é o típico herói do romance que possuía um comportamento rebelde e leviano até conhecer a sua amada, enquanto Basílio oculta suas reais intenções ao se envolver com a sua prima. As duas personagens são diferentes devido as obras serem também de diferentes períodos literários. O romantismo e o realismo.
Simão amava a sua amada e a sua história acontece por meio desse amor, tudo vai se desenrolar devido a isso. Simão era passional e dedicado a sua paixão. Agia de acordo com as suas emoções e impulsos flamejantes. De jovem rebelde e sem responsabilidades, Simão passa por uma transformação ao conhecer a sua amada: “No espaço de três meses fez-se maravilhosa mudança nos costumes de Simão. As companhias da relé desprezou-as. Saía de casa raras vezes, ou só, ou com a irmã mais nova, sua predileta” (p.8). Agora sua família não o reconhecia mais.
E é clara a mudança provocada na personagem devido ao amor e a paixão. Outro fato marcante é que mesmo com pouca idade Simão já reconhece que seu destino é a sua amada. É uma forte característica do romantismo, pois ele sempre será guiado pelos seus sentimentos durante a obra.
Diferente de Simão, Basílio não é movido por seus sentimentos, apenas pelo prazer carnal e distração. Ao se envolver novamente com a sua prima Luísa, ele engana a jovem com muitas declarações falsas, pois ele só queria se divertir enquanto estivesse em Lisboa. Os primos quando mais jovens foram namorados e depois noivos, o que provoca uma maior intensidade de sentimentos.
Indo na contramão do que se espera do mocinho, Basilio apenas impulsiona a história. Como a obra foi uma crítica à sociedade burguesa lisboense, a personagem retrata bem aquele momento e o que mais se tinha de frágil, a fidelidade dos relacionamentos e também da exacerbada importância dada ao dinheiro.
Enquanto o herói romântico, aqui representado por Simão, idealizava seu amor, acreditava que o sofrimento dele era o centro do mundo e morre simplesmente por ser impedido de se unir a sua amada, o herói realista, no papel de Basílio, não acredita no amor, não tem atitudes nobres e vê a mulher apenas como uma distração.
...