A Atividade Reflexiva
Por: Taylan Bartz • 2/6/2021 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Os métodos de ensino na era digital devem ser atualizados constantemente, pois com o avanço da tecnologia, novos meios de informação surgiram. Podemos ver notícias através da internet, pelo computador e até mesmo em smartphones, e nesse caso, é importante que também incluam tais meios como um complemento na forma de ensino por serem as mais utilizadas entre os jovens da atualidade.
Desde a infância, as crianças são expostas a diversos tipos de mídias. Vídeos em plataformas como Youtube, anúncios publicitários, cartazes, redes sociais e outros já fazem parte do cotidiano da maioria dos lares brasileiros.
Para que toda essa quantidade de conteúdo seja acessada, entendida e interpretada de maneira crítica é que a educação midiática é importante, pois as pessoas poderão compreender o papel das mídias. Uma pessoa educada midiaticamente é capaz de usufruir de todas as possibilidades do ambiente digital. Encontrar o que realmente busca na internet, consumir informações de forma crítica e não ser enganada pelas tão famosas “fake news” e outros perigos virtuais fazem parte das habilidades que a educação midiática desenvolve.
Em sala de aula é possível inserir os gêneros do campo jornalístico-midiático em práticas utilizando locais próprios para isso, como um laboratório de informática, por exemplo. Pesquisar por reportagens multimidiátias, fotorreportagens e até mesmo através de charges ou memes são importantes para que os alunos adquiram uma mente crítica sobre as informações que são compartilhadas através dessas redes de informação por toda a internet.
Utilizando da metodologia ativa como forma didática, por exemplo, é possível contribuir com o desenvolvimento de competências essenciais aos estudantes do século XXI, pois com o auxílio do professor os próprios alunos irão atrás das informações e através de discussões serão capazes de separar uma notícia verídica de uma falsa.
Em 2020, um levantamento feito pela Kaspersky, uma empresa tecnológica russa especializada em cibersegurança, mostra que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa. Muitos conhecem o termo “fake news” mas não sabem compreendê-lo. Com a pandemia, isso se tornou ainda mais alarmante, pois muitas pessoas recebem conteúdo online e isso mostra a dimensão do acesso a desinformação em uma crise sanitária.
O desenvolvimento de habilidades críticas na escola é fundamental para que a educação midiática se propague entre crianças e jovens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera a abordagem de elementos do jornalismo em vários momentos, e essa é uma oportunidade excelente para localizar elementos do texto jornalístico presentes nos conteúdos de diferentes disciplinas e fazer com que os alunos questionem a sua veracidade.
Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/brasileiros-nao-sabem-reconhecer-fake-news-diz-pesquisa-160415/
...