A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Por: 01983430781 • 10/6/2018 • Projeto de pesquisa • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
- INTRODUÇÃO
Ao analisarmos a importância de conseguirmos ter em sala de aula alunos motivados ao aprendizado, percebemos o quanto se faz necessário, a busca de estarmos sempre nos atualizando e aperfeiçoando nossas técnicas, para alcançarmos nosso objetivo principal, que é o desenvolvimento intelectual e social de nossos alunos, haja visto que encontramos em nossa sociedade atual, escolas que estão tendo um grande número de evasão escolar e discentes que apenas se preocupam em tirar nota mediana com intuito de passar de ano.
Desta forma se faz necessário que nós como professores, venhamos a tomar essa responsabilidade de influenciar nossos jovens a querer aprender. Não podemos ficar apáticos diante desse problema social que há em nosso país, alunos desinteressados e por sua vez professores desmotivados por diversos fatores: baixos salários, carga horária excessiva e como já citamos alunos que não buscam o conhecimento, pois isso acaba em um ciclo vicioso, uma grande roda gigante que precisa ser desmontada, trazendo uma mudança em nosso modo de ensino. Pois o que causa satisfação em um professor é participar do desenvolvimento e crescimento intelectual e social de seus alunos, e é através desta motivação que vamos buscar recursos para alcançarmos nosso alvo.
Buscando desenvolver novos métodos de aprendizagem escolhemos como objeto de ensino Jogos da Classificação Gramatical, por ser um assunto que possui uma grande dimensão a ser abordada e muitas das vezes por ser um assunto complexo muitos alunos encontram dificuldade em assimilar está matéria.
Objetivo Central: Tornar perceptível ao aluno as formas, os significados e os usos de ambas as classes gramaticais.
Objetivos Específicos: Reconhecer substantivos e adjetivos em textos; Distinções entre substantivo e adjetivo, com base no papel que os mesmos desempenharão no texto.
Desta forma visamos desenvolver o conhecimento de substantivos e adjetivos, pois, é importante ter bem definido os conceitos de substantivo e de adjetivos, pois muitas reflexões e classificações têm como ponto de partida, a compreensão destas que são classes gramaticais básicas e fundamentais. Básicas, por que sempre iremos nos remeter a elas para classificar e distinguir outros termos gramaticais. Fundamentais, pois quase não existem enunciados linguísticos sem a presença de ao menos uma dessas classes.
- DESENVOLVIMENTO
O professor deve ser um agente modificador pois ele é uma referência para seus alunos um canal direto entre sociedade, cultura e comportamento para os mesmos, desta forma faz-se necessário que este se empenhe em sala de aula para gerar cidadãos que tenham capacidade de agregar valores na sociedade que estão inseridos.
Os procedimentos de ensino referem-se “as ações, aos processos ou aos comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetivos propostos”. (HAYDT,1994, p. 195).
Desta forma analisamos a importância de como docentes termos em mente entrarmos em sala de aula com a responsabilidade de conseguirmos êxito em transmitir aquilo que é proposto para os discentes. Sabemos, porém, que somente a motivação em dar aula não é suficiente pois nos deparamos com vários fatores que muitas das vezes dificultam o bom desenvolvimento do professor como por exemplo: a indisciplina, as dificuldades de aprendizagem, os problemas psicológicos e comportamentais de cada indivíduo.
Segundo estudos: “Crianças maltratadas, com problemas de aprendizagem, eram desvalorizadas tanto pela família quanto pela escola. O conceito de si mesmas era precário e revertia-se em problemas de relacionamento interpessoal”. (Beesley Apud KRYNSKI,1985, p.22)
Observamos por tanto a necessidade de buscarmos outas possibilidades para entendermos melhor a dificuldade individual de cada aluno muitas das vezes se faz necessário uma intervenção do professor junto com a família e a coordenação escolar para entender o que acontece com as crianças que apresentam certos comportamentos indisciplinares e dificuldades de aprendizagem.
Temos visto que a maioria dos professores coloca como problema em sala de aula a indisciplina encontramos no site do G1, informações que revelam 60% dos professores no Brasil apontam ter aluno-problema e nosso país lidera o ranking de intimidação verbal entre alunos e professores. (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html).
Como tentar resolver esse problema pois o professor se sente desmotivado muitas das vezes por não conseguir colocar em pratica aquilo que planejou na elaboração da sua aula.
“As crianças precisam adquirir regras de conduta e valores. Essas regras são dadas pelos pais e educadores”. (Parrat-Dayan,2008, p.78).
Entendemos que a família é a base fundamental para que a criança aprenda valores éticos e morais e que a escola proporciona a continuidade neste processo de aprendizagem inserindo os conhecimentos científicos preparando desta forma os alunos para o mercado de trabalho.
Com tantos desafios que o professor se depara se faz necessário que ele utilize de todas as ferramentas possíveis para alcançar êxito na ministração de suas aulas. É preciso que busque através da didática planejar o conteúdo que será apresentado aos discentes de uma forma que venha instiga-los a buscar o conhecimento.
...