TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO

Por:   •  15/9/2016  •  Ensaio  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA

MARCOS DIALLYSON

DJAIR COSTA

JANSER RODRIGO

THAYSE LIMA

A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO

Campina Grande, PB

12/2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CAMPUS CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA

  1. Tema

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO

  1. Problema

Pretende-se, com esse projeto, analisar de forma sucinta o trabalho efetivo do docente de língua inglesa no âmbito escolar, enfatizando, majoritariamente, o seu aspecto conteudístico, qualitativo e metodológico.

Sabe-se que hoje, no Brasil, o ensino regular tem sido alvo de grandes debates acerca de sua grade curricular, seus conteúdos e seus docentes. Em especifico, releva-se o fato do docente de língua inglesa, que, embora possua papel fundamental no caráter disciplinar da educação brasileira, tem sido algo comum de determinadas exclusões em relação a disciplina, seja por parte da sua metodologia, da sua formação, da sua carga horária, da imposição/interferência de escolas no seu trabalho, turmas/classes problemáticas e outros fatores que terão uma abrangência secundária neste projeto.

Torna-se, portanto, necessário analisar como ocorre a preparação do docente de língua inglesa, referenciando tanto parâmetros pessoais quanto educacionais, para se entender de modo mais claro, conciso e, sobretudo, buscando abranger todos os horizontes possíveis que possam causar algum tipo de interferência – positiva ou negativa - no processo de aquisição e transferência de conhecimentos específicos por parte do professor de inglês.

  1. Justificativa e Metodologia

Este projeto busca compreender como a formação e aquisição de conhecimentos tem agido no cotidiano docente do professor de língua inglesa. É necessária essa análise justamente pela grande dificuldade, de modo geral, que se encontra Brasil em relação à aplicação ou prática do ensino de língua estrangeira nas escolas.

Entende-se aqui, que o ensino deve ser, majoritariamente, voltado para a aquisição satisfatória de conhecimentos linguísticos, gramaticais, ortográficos, fonéticos/fonológicos e, portanto, determinada fluência/capacidade dialogal após todos esses estudos.

Contudo, a realidade atual das escolas brasileiras em relação ao processo-aprendizagem de inglês é outro. O ensino tem sido objeto apenas complementar, a nível de conhecimento simples e básico, o que invalida sua necessidade e essência educacional, justamente por não buscar promover o contato cada vez mais nativo para o aluno, ou o enfoque em Inglês como Segunda Língua.

Para tanto, se utiliza de recursos escritos, através de analise teórica e referencial de artigos específicos que venham a tornar mais abrangente, porém mais clara a compreensão das várias vertentes pessoais e profissionais que agem sobre o docente até o ponto em que este emana seus conteúdos em uma sala de aula.

Recursos visuais, através de gráficos complementares fazem com que a pesquisa seja de mais fácil compreensão e didática, sob o ponto de vista estrutural, bem como anexos referentes à teoria e prática docente, seja no centro de formação (faculdade, universidade etc.), seja na escola.

  1. Objetivos:

GERAL:

Investigar os principais fatores acerca da formação do docente de língua inglesa no ensino regular brasileiro.

ESPECÍFICOS:

  • Investigar as recentes técnicas de ensino de inglês no brasil e as atuais tendências;
  • Avaliar a discussão sobre os currículos de formação de docentes de inglês nas universidades brasileiras;
  • Comparar as principais clientelas e métodos de ensino de inglês no brasil na atualidade
  • Analisar as tendências atuais de formação do docente de inglês no brasil.

  1. Fundamentação Teórica

A atual estrutura do sistema educacional regular no Brasil consiste na educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e a educação superior. A primeira etapa que podemos chamar de educação básica que envolve mais especificadamente a educação infantil, ela é realizada inicialmente em creches com crianças de até três anos de idade. Logo em seguida são destinadas as pré-escolas, as quais, crianças de 4 a 6 anos são preparadas para um ensino fundamental que terá uma duração de 9 anos. O ensino médio será a conclusão ou finalização dessa etapa básica, o qual oferece uma formação geral ao educando. Tem duração mínima de três anos, podendo incluir programas de preparação para o trabalho em geral e, de forma facultativa a, habilitação profissional.

        Além do ensino regular, a educação formal possui as seguintes modalidades específicas: a educação especial, para os portadores de necessidades especiais; a educação de jovens e adultos, para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria para os mesmos.

        O curso superior, nos dar um leque para diversas áreas profissionais. Que oferece ao estudante uma escolha, o qual o mesmo venha se identificar na preparação do seu profissional. Os cursos de graduação universitário, são disponíveis a candidatos que tenham concluído o ensino médio, e que se submetendo a um processo seletivo sejam classificados dentro do número de vagas. A pós-graduação também faz parte do nível superior de educação e compreende programas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

        Pode-se destacar que o governo oferece gratuitamente cada etapa e processo acima apresentados. Não tão somente isso, mas o poder Público garante sua oferta para todos inclusive aos que não tiveram acesso na idade própria para o mesmo.

        O professor como destaque no meio educacional infantil, resumem-se em características como paciência, disciplina, flexibilidade, dinamismo, conhecimento teórico, criatividade, ética, organização, atenção, sensibilidade e antes de tudo amor pela profissão exercida. De acordo com o referencial curricular de educação infantil, o professor deve ser multifuncional ao trabalhar conteúdos de natureza diversas, que envolve desde os cuidados básicos essenciais até conhecimentos característicos procedentes das diversas áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com