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A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NA APRENDIZAGEM

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

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UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LETRAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EQUIPE N.º12

Paulo Roberto Zimmermann Tannus

Renata Isabel Avelino

Sabrina Silva Eler

ORIENTADOR: Prof.  Deise Maria Biazon

A IMPORTANCIA DA MUSICA NA APRENDIZAGEM

  1. TEMA + DELIMITAÇÃO

A importância da musica na aprendizagemem processo de construção do conhecimento que permite o educando conhecer e desenvolver a noção e o apoio no desenvolvimento cognitivo e linguístico, psicomotor e sócioafetivo do aluno e ainda uma interação com o real, imaginário e ainda influência no social de forma clara.

  1. JUSTIFICATIVA

A musica tem a capacidade e deve ser usada no processo de comunicação e  é um excelente instrumento usado para adquirir conhecimento na aprendizagem fácil e mais rápido, a mesma se faz presente em todas as manifestações do homem desde os tempos mais remotos, ela possibilita o estímulodafunçãocognitiva,aemoção,aaudiçãoentreoutros fatores importantes capazes de  modificarasinformações através doconhecimento.Portanto a música possibilita um estudo aprofundado e prazeroso capaz de contribuir para o ensino e aprendizagem em diversas áreas.

Sendo assim, este trabalho se justifica na medida em que procura demonstrar a importância da música para a formação do estudante. Ademais, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos tornam-se mais fácil a aprendizagem dos estudantese desenvolve a criatividade e a subjetividade e desperta a sensibilidade e o gosto pelo conhecimento.

  1. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Esseprojetovisa trabalhar comamúsica, criando possibilidades na aprendizagem com temáticas que contribuam para a melhoria da auto-estima e ainda despertar à valorização e o respeito às diferenças individuais, e a construção do conhecimento, para o progresso da disciplina estudada, e ainda melhoria da concentração e criatividade, pois a musica desperta esses aspectos que são relevantes processosno ensino aprendizagem do educando.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Trabalharnateoriaenaprática,propostaseducacionaisquerelaciona a música nadisciplina, como produzir textos.
  • Analisarasdiferençasinerentesassuasestruturas, bem como tema proposto em uma ótica educativa.
  • Identificar palavras ao ouvir e ser capaz de compreender o que é inerente a música.
  1. METODOLOGIA

Ao assinalar e adaptar ao educando através de uma experiência musical que trabalhe diversas atividades relacionadas com o conteúdo abordado, assimpensado em um adjunto de atividades musicais que deve estar presente na aprendizagem. A opinião por trás desse projeto é que o aluno deve vivenciar a experiência musical a partir de uma abordagem que envolva tanto o processo de composição, quanto a apreciaçãoatravés da escuta, leiturasedebates detextos do gênero narrativo música e ainda deverá abordar temas relevantes passíveis às análises, críticas e contribuir para estudo dos conteúdos que deverão ser aplicados no bimestre.

Discussõeseproblematizaçãosobreovividoeoque contribui para aprendizagem namúsicatrabalhada e ainda destacar as palavras diferentes que aparece na música e procurar o seu significado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    Sabe-se que hoje as informações chegam a toda velocidade e estão disponíveis. A grande maioria nasceu na era da Informação e da Comunicação, então, então,é algo natural lidar com as diversas tecnologias, principalmente ade ponta, como celulares, DVDs, MP4s, câmeras digitais, celulares com câmer filmadora, gravador de som, internet, eaindaque não tenha ascensão às mesmas em suas casas, conhecem através de propagandas detelevisão, de colega, vizinhos  eoutros lugares que forneçam a senha. 

Com todo esse mundo maravilhoso e disponívelpara a grande maioria fora do ambiente escolar, o que oferece a escola para que os alunos tenham prazer emestar e continuar nas escolas, pois estar fora delas é mais proveitoso, significativo e prazeroso para os alunos doque estar dentro de uma sala fechada, sentados durante quatro horas, um professor que utiliza apenas uma forma ou tecnologia ouseja o quadro e o giz e, na maioria das vezes os exercícios são repetitivos mostra claramente que as atividades são as mesmas e,  tendo como compreensão  que  a repetição  mecânica   faz com que  apre  Porém a fala dos educadores como sabe-se na maioria das vezes                 é   diferente   da realidade, ou seja, da   prática, assim, pode obersavar:

 ”Quando perguntamos a qualquer professor, independente de sua concepção pedagógica, qual o objetivoatual da educação escolar e, portanto, qual o seu papel, como agente central desse processo, normalmenteobtemos respostas muito parecidas.Sem titubear, eles costumam dizer que é o de desenvolver a capacidade deo aluno raciocinar, criar, trabalhar em grupo, de ser solidário, de caminhar em busca de sua própriaautonomia intelectual e assim por diante.” (NOVAIS, 2006, p.02).

O que pode-se ver queamúsica está presente na vida do ser humano desde os tempos mais distantes. A presença da musica é incontestável; e os relatos na história nos contam o quanto ela é importante.

A música é uma linguagem importante para comunicação e queinforma sensações e sentidos. Portanto ela está presente nas mais diversas situações como naafetividade, cognição, estética e são componente integrantes dela.

Assim sendo torna-se necessário, diferenciar as noções de contexto da situação e também do contexto de cultura que se refere ao gênero textual. Portanto nosegmento a seguir, Meurer (2004, p. 151-152) caracteriza e enfatiza a necessidade de estudar e de um aprofundar na estruturação do contexto cultural.

Todavia, enquanto o nível de profundidade (“delicadeza”, no sentido de Halliday) é bastante alto em termos de estabelecer interconexões entre as variáveis do contexto da situação (campo, relações e modo), metafunções específicas da linguagem (experiencial, interpessoal e textual) e os sistemas correspondentes de opções lexicogramaticais (transitividade, modo verbal e tema/rema), não existe um nível de profundidade igual de análise no que diz respeito ao contexto da cultura, ou seja, às estruturas sociais mais amplas – “acima” – que influenciam o discurso.

Pesquisando se vê que os textos produzidos indiferente da forma arrasta um complexo jogo entre maneira de escrever, imagens, cores e outros elementos gráficos e sonoros, independente de um ou de outro, dependendo da finalidade do material. Nos casos da mídia impressa e eletrônica, como jornais, revistas, CD-ROMs, os modos semióticos geralmente são apontados pela coerência de sua classificação no layout, carregando mais os visuais do que os verbais, pois o lúdico chama atenção.

Uma música, que é uma forma de texto escrito, cantado, dançado, se configura como a expressão do pensamento doindivíduo, tendo a língua como código e, por isso, transparente, já que pode seratravessada, isto é, decodificada para abordar o sentido almejado. Essa forma de se pensar sobre a língua e o texto é uma maneira de alcançar o outro, diante de sua postura de decodificador. Essa, por sua vez, é a expressão do pensamento e que sensibiliza com facilidade, e, impulsiona o fazer com alegria.

A forma da gramática comumente ensinado nas escolas é uma versão dissolvidapela teoria que considera a gramática como regra, arquitetando as palavras na sentença por suas funções de sujeito, predicado, objeto, advérbio, e em todas classes gramaticais que se usa no ensino para aprendizagem do educando. Isso permite perceber apenas um pequeno aprendizado, que não fornece uma forma uma melhor ou mais fácil forma de interpretação da organização geral da gramática como um sistema de informações.

Pode-se observar que na literatura e na música possuem trajetórias anexascom movimentos artísticos e agradável forma de ver, escutar. Encontramos dentro da literaturaum gênero mais voltado a sonoridades: a poesia, que possui uma relação direta e indireta com a música. Portanto, o que se vê de significado dentro da área cognitiva, diversos tipos de estudo para estabelecer e ainda, compreender os mecanismos através dos quais, escutamos e gostamos dos estilos de música que traga benefícios ao estudo. Utilizando a associação de elementos distintos estabelecendo relação mental, e faz-sea interpretação que for mais adequada.

O ser humano pode associar, em razão de uma analogia natural e motivada entre o significante musical e o significado ao qual remete, pelo efeito quer de uma convenção, quer de uma codificação sociocultural, ou ambos, um fenômeno musical qualquer (alturas, intervalos, esquemas rítmicos, escalas, acordes, motivos, frases musicais, melismas, instrumentos, etc.)com um fragmento qualquer de sua existência no mundo (afetivo, psicológico, social, religioso,metafísico, filosófico, etc.), em função de suas necessidades (religiosas, alimentares, ecológicas,econômicas, lúdicas, afetivas, etc.) e segundo as capacidades simbólicas próprias da música.(NATTIEZ, 2004: 20).

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

----------------------TEBEROSKY. Psicogênese da língua escrita . Porto Alegre: Artes Médicas,1985.

MEURER, J. L. Ampliando a noção de contexto na linguística sistêmico-funcional e na análise crítica do discurso. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 133- 157, 2004.

NATTIEZ, Jean-Jacques. (2004). “Etnomusicologia e significações musicais” In PER MUSI. (n. 10). Montreal: Université de Montréal, Canadá) Tradución de Silvana ZilliBomskov.

NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de. A educação e a escola no olho do furacão...e o gestor diante disso? Disponível em 

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