A Importância do ato de ler
Por: Brunna Moutta • 18/6/2018 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Referência: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1990.
O livro a importância do ato de ler vem trazer ao leitor o significado da palavra leitura em seu sentido metafônico, não em seu sentido literal somente de juntar b com a que da BA, mas em seu sentido “palavra mundo” onde a importância de observar o mundo se faz importante no ato de ler.
A introdução está em apenas um capitulo onde trata do assunto da “leitura” e do ato de ler, a obra se estende a vida de Paulo freire quando ele trata sobre o “ato de ler” quando criança no quintal de sua casa, sendo o chão o seu quadro negro e os gravetos seu giz.
O autor do livro Paulo Freire foi o mais ilustre educador brasileiro, pedagogo e filósofo, com sua atuação mais voltada a educação e alfabetização de adultos tem uma instituição que leva seu nome a Instituição Paulo Freire (IPF) criada em 1991 que tem por missão “educar para transformar”, Freire foi declarado patrono da educação brasileira suas obras tem ênfase na educação. Para Freire a educação tem seu objetivo em conscientizar o educando.
O livro tem sua ênfase na importância da educação e alfabetização para adultos, onde colocar o sujeito dentro de um mundo que deve ser criado e vivido com a sabedoria do ato de ler. O ato de ler que vem da sua experiência existencial, trás a questão a “leitura” do mundo primeiramente e após vem a leitura da palavra.
Os textos, as palavras, as letras, o autor aponta como que só é utilizado para aumentar a capacidade de envolve-se em uma série de sinais para a valorização da leitura do mundo, cujo essa relação se tinha com os seus irmãos e seus pais. E com o passar dos tempos sua leitura vai se apoderando do ato de ler o mundo, onde à a codificação da palavra e da “palavra mundo” vão se completando onde a “leitura mundo” ajuda a compreender a leitura da palavra.
Com isso o livro a importância do ato de ler vem com sua direção exemplificada para os adultos, para que eles compreendam que o ato de ler não vem somente de ler palavras, porém vem do ato de ler o mundo que está inserido para entender realmente o sentido da palavra que se escreve, que se ler.
A obra de Paulo Freire nos leva a entender e viver o ato de ler, não somente um sistema mecânico de memorizar textos, palavras ou letras e sim de nos desafiar a viver o que lemos, a pensar e analisar nossa realidade.
Com analise a esse livro conclui-se que o ato de ler é de suma importância, pois a observação do mundo ao seu redor se faz o ato de ler, que as coisas e os sinais do mundo se completa com a leitura e se entende por completo o que é leitura, que não somente é a junção das letras, mas o entendimento e compreensão do mundo antes da leitura da palavra. A obra se faz com um intuito de fazer o leitor/educador entra-se no mundo da leitura com a mesma convicção do autor.
...