A LITERATURA PORTUGUESA
Por: Lili1996 • 17/10/2022 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL – UFC VIRTUAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS
POLO: SOBRAL
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA I
PROFESSORA-TUTORA: ELAINE MEIRELES
ALUNA: LILIANE ALBUQUERQUE RODRIGUES
PORTFOLIO 01:
INTERTEXTUALIDADE ENTRE CANTIGAS ONTEM E HOJE
SOBRAL
2022
O rap brasileiro destaca-se por, muitas vezes, expor as desigualdades sociais e os contrastes comportamentais da sociedade contemporânea. Algo para que poucos atentam, entretanto, é que as denúncias e as críticas à sociedade estão presentes na música desde a era medieval, por meio das cantigas que marcaram o Trovadorismo, é possível identificar dois gêneros de cantigas: lírico (representado pelas cantigas de amigo e de amor) e satírico (representado pelas cantigas de escárnio e maldizer). A temática principal do gênero lírico é o amor, enquanto o gênero satírico se destaca por uma profunda crítica social.
As cantigas de escárnio caracterizam-se como sátiras sociais ou individuais. Nestas cantigas a sátira é indireta, realizada por meio de uma linguagem ambígua, repleta de zombaria e sarcasmo. Apesar de a pessoa criticada na cantiga não ser nomeada, é possível identificá-la com facilidade por conta dos elementos da sociedade que são retratados na obra poética. Eram comuns os ataques aos políticos da época e à nobreza esnobe e decadente.
O objetivo deste trabalho é identificar características presentes na música de gênero rap “Sr. Presidente” do cantor Projota que também eram comuns às cantigas satíricas de escárnio.
No rap Sr. Presidente podemos identificar uma crítica política e social que são comuns nas cantigas de escárnio, a canção evidencia muitos problemas sociais que acontecem no Brasil. Projota em sua canção questiona o chefe do executivo sobre questões polêmicas como as enormes filas de hospitais e critica a falta de acesso dos mais pobres à justiça brasileira, à moradia e outras necessidades da população.
Nos versos “Mas existe uma chama acesa dentro do peito/Porque já não dá mais pra se viver desse jeito/Quando o povo explodir, vai ser só causa e efeito/Efeito que abastece meu pulmão e me dá forças pra cantar” o cantor usa uma forma de mobilização social de força e união para que a população possa reivindicar o que é seu de direito.
O duplo sentido, comum nas cantigas de escárnio, se faz presente em versos que se repetem, como: “Ó, pátria amada e mal amada por filhos infiéis” que é feita uma espécie de paródia com um trecho do hino nacional, podemos notar essa mesma característica no verso “Digas quem te comandas, que eu te digo quem és” que foi reescrito a partir de um versículo bíblico.
A repetição da palavra “Sr. Presidente”, no refrão da música “Sr. Presidente, esse país tá doente/Nosso povo já não aguenta mais /Sr. Presidente, como você se sente/Ao ver a fila dos nossos hospitais?/Sr. Presidente, até queria que a gente/Se entendesse, mas não sei como faz/ Porque essa noite se foi mais um menino ali na rua de trás” torna óbvia a intenção de atacar o presidente da república, em busca de posicionamento do mesmo com os problemas sociais, além desta repetição valorizar a sonoridade do verso, tornando a letra ainda mais fácil para a memorização.
Pode-se concluir que hoje em dia, a liberdade para críticas se tornou maior, sejam elas direcionadas a políticos ou não. Com base no que foi explicitado sobre o trovadorismo e as cantigas de escárnio, observou-se diversas ligações entre o passado e a atualidade, seja por alguns costumes ou até mesmo pelas críticas à sociedade.
REFERÊNCIAS
Esteves, L. B., & Mendes, R. R. (2011). Características das cantigas de escárnio presentes no Rap “Fala Sério” de Gabriel “O Pensador”. Anagrama, 4(3), 1-9.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. de. Literatura Portuguesa I. 9. ed. [S. l.]: Instituto UFC Virtual, c2010. 147 p.
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