A Leitura literária e o desenvolvimento humano
Por: Daiana Vizcarra • 9/4/2017 • Artigo • 545 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
A leitura literária e o desenvolvimento humano
Abordaremos nesse trabalho a contribuição da leitura para o desenvolvimento humano, seguindo a afirmação do estudioso Antônio Cândido que diz que a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Mas antes apontar suas contribuições, achamos de devida importância questionar sobre outros aspectos: O que é ser ler? O que é ser um leitor?
O verbo ler vem do latim legere que significa conhecer, interpretar por meio da leitura. E segundo o doutor Gabriel Perissé a leitura acontece como um jogo de tetris: cada texto construído se dissolve aos poucos diante do leitor, para dar espaço a novas linhas que serão criadas. Ler é unir o que está disperso: letra com letra, palavra com palavra, parágrafo com parágrafo, capítulo com capítulo, livro com livro (PERISSÉ, 2003).
Visto que ler é a interpretação de códigos, sua união e a criação de sentidos, o que é necessário para ser um leitor? O que é ser um leitor?
Para tornar-se leitor, segundo Maria (2002):
Para que alguém se torne leitor parece necessário que haja uma experiência de
prazer do texto: que em algum momento da vida um certo texto corresponda a uma
necessidade ou carência, a uma busca ou desejo, que produza o encontro entre a
fome e o alimento, que o leitor traga anseios ( ou que descubra, quando nem mesmo sabia existir) e que o texto contenha a resposta. Uma pessoa que começa a ler, que se dedica à leitura dos primeiros livros de sua vida, não tem consciência dessa carência, pode mesmo não ter carência alguma, mas o curioso é que, quando
começa a dialogar, com os textos, a curiosidade, que parecia não existir, aparece; as
indagações que se quedavam silenciosas ganham voz; o olhar se amplia abraçando
um universo cada vez maior e instaurando uma fome para sempre insatisfeita, um
desejo de conquistar sempre maior amplitude, ultrapassar limites. Um desejo de
conhecimento, uma fome de saber.
Desse modo, associamos a leitura com prazer, pois ler nesse caso não seria uma imposição e sim uma decisão do individuo.
A leitura literária envolve vários aspectos humanos, o lado afetivo, cognitivo, intelectual. Através dela, o homem transpõe barreiras do tempo, espaço, culturas, sociais e vive uma nova realidade, ele interage com o que foi proposto pelo autor. Ao transpor a barreira do tempo e espaço, o leitor submerge na obra, ele faz parte dela e nela existe uma inter-relação do autor com o leitor, pois o leitor vive, ele é o personagem não descrito pelo autor.
Ler uma obra literária proporciona ao homem uma interação, produção de sentidos, conhecimentos e formulação de novos pensamentos, juízos, valores, emoções e a visão do mundo desde outra perspectiva.
Sendo assim, podemos concluir que a leitura de textos literários contribui em vários aspectos do desenvolvimento humano, pois ao ler questionamos os personagens,
...