A PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA.
Por: carine frança • 26/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA.
Nome: Carine França Lima
Matricula:202004272217
Rio de janeiro /RJ
Maio DE 2020
A Educação Especial se ocupa do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental. Dependendo do país, a educação especial é feita fora do sistema regular de ensino.
Nessa abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão incluídas. No caso do Brasil, possuímos uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) que inclui outros tipos de alunos, além dos que apresentam deficiências. A educação especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam -se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de criticas por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Por outro lado, a es cola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
ENTREVISTA 01.
Professor(a): Débora Monique
Instituição : colégio adventista de nova Iguaçu
Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva.
- Qual a sua formação enquanto professor na área de educação especial?
Formada em psicopedagoga justamente com interesse e de estar acompanhando crianças tanto no meio institucional tanto clinico .
- Quais as características e necessidades especiais que os alunos incluídos na sua turma apresentam?
vários alunos com tipos de patologias. Tog, asped , vários graus de autismo
(a professora particularmente não gosta de colocar o asped como o grau mais fraco tendo as suas particularidades, sendo algo pessoal ).separados os graus de autismo e o asped ,TDH ,cadeirante (particularmente gosta de estudar casa caso) em sala de aula atuando como professora fazendo uma espécie de investigação junto com o apoio familiar pra atender as necessidades dos alunos adaptado as atividades ou ate mesmo incluir o aluno .
Como exemplo ela usa uma de suas experiências com um dos seu ex aluno do quinto ano que e autista com um dos graus mais altos Ele foi um aluno que esteve no colégio desde novinho desenvolveu a linguagem e o que a chamou a atenção para uns dos seus aspetos que o menino gostava de assistir vídeos na plataforma digital (youtube) em inglês ele acabou desenvolvendo o inglês fluente .conversando com os médicos e os pais foi detectados que o menino desenvolveu o conseqüentemente em sua língua mãe(íngua dominante ) e com uma conversa com uma colega de trabalho que também e professora do menino disse que em inglês o menino se expressava melhor do que
falando a (a sua segunda língua o português ).A criança para ser incluída ela tem que ser entendida outro exemplo foi uma atividade criar uma letra com uma melodia e o aluno cantou uma musica infantil conhecida e a turma o incluiu na brincadeira isso mostrou que cada criança tem que ser entendido na sua realidade .
- Como você realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?
O planejamento era montando de forma normal mais em caso de algum aluno com alguma patologia o planejamento era anexado observações com o que vai ser trabalhando . Outro exemplo e dado com o caso do aluno autista mencionado no exemplo da resposta numero 2 .
As atividades eram feitas comigo escrita (copiar )tinha a mediadora em sala , na parte oral o aluno tirava excelentes notas por que ele entendia o assunto suas dificuldades era ler e acompanhar mais isso não atrapalhou o seu desenvolvimento .
As avaliações adaptadas (sublinhada ,pintar em determinados locais ou marcação) era fitas de forma separada com ajuda de uma mediadora .
04. Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são
Realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno
incluído? O meu currículo anual Ele não tem uma especificação para o aluno especial, E adaptando o planejamento semanal de acordo com a necessidade do aluno. Os recursos
05. As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações
Entre os diferentes alunos da turma? Sim. Desde ao aluno que não tenha nenhuma patologia entre o mais devagar ao mais rápido para absorver o conhecimento e superar os obstáculos de todas as formas levando cada caso em consideração.
06. O tempo e os recursos são adequados? Quais as limitações encontrada s para atingir o objetivo proposto de aprendizado para cada aluno? Os recursos são limitados, o tempo e um fator que sempre falta para ter um contato especial com o aluno em um turma grande .particularmente na unidade no qual trabalho há uma aulas de reforço no contra turno com a idéia de dar um apoio maior aos alunos que apresentam dificuldades no aprendizado. Os recursos tanto visuais ou de qual quer outra área e uma realidade que faltam nas escolas no Brasil e quando tem na unidade tem todo aquele processo de agendamento e nem sempre tem para todos.
07. Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído? A unidade no que eu tamanho e maravilhosa . Ocorrem sim e importante e funciona o trabalho de equipe orientação (lidando com pai e mãe ), coordenação, direção aprovado meios diferenciados de trabalhar com o aluno . Os pais são o pilar fundamental para o desenvolvimento junto com os médios de acordo com as patologias apresentadas .
08. Como a avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais é
...