Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva
Por: Daianensv7 • 10/11/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 977 Palavras (4 Páginas) • 131 Visualizações
Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva
ALUNO(A): DAIANE NEVES SILVA
MATRÍCULA: 201908105071
OBJETIVOS: Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica, refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva, além de observar as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que impedem ou dificultam o processo de inclusão na escola analisada e sobre como atuar para a superação dessas dificuldades.
INTRODUÇÃO: O presente relatório tem como finalidade apresentar a Prática como Componente Curricular realizada no Colégio Academia, com turmas da Educação Infantil, na cidade de Juiz de Fora, no dia 30 de Maio de 2022. A instituição de ensino possui acessibilidade parcial aos alunos com necessidades especiais educacionais, uma vez que dispõe de dependências acessíveis a esses alunos, contudo não conta com uma sala de atendimento especial. O aluno observado para a produção deste trabalho tem 9 anos, está matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental, foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e é acompanhado por mim, mediadora escolar, em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. A professora entrevistada chama-se Ethiane, tem o Ensino Médio e Superior em Letras completo e é concursada há 16 anos.
ENTREVISTA
QUAL A FORMAÇÃO DO PROFESSOR?
R: Ensino Médio completo e Curso Superior em Letras.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES ESPECÍFICAS QUE O ALUNO INCLUÍDO NA TURMA APRESENTA?
R: Por ter TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), o aluno possui problemas de concentração, pouquíssimas atividades chamam a sua atenção, apresenta irritabilidade facilmente diante de alguma situação que contrarie a vontade dele, costuma reproduzir movimentos repetitivos, ficar piscando muitos os olhos e balançando diversas vezes as mãos.
COMO REALIZA AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NO PLANEJAMENTO DA AULA?
R: As adaptações variam, pois são feitas conforme o desenvolvimento e as necessidades do aluno, tudo visando o bem-estar dele tanto dentro de sala com outras crianças quanto durante o intervalo.
QUAIS RECURSOS ADAPTADOS ESTÃO DISPONÍVEL E QUAIS ADAPTAÇÕES NO CURRÍCULO SÃO REALIZADAS PARA ADEQUAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO ALUNO INCLUÍDO? AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MOBILIZAM OS SABERES, AS HABILIDADES E AS INTERAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES ALUNOS DA TURMA?
R: O aluno que eu acompanho durante o dia não precisa de atividade especializadas que difere ele de seus amigos da classe, pois ele é um aluno bastante inteligente capaz de fazer quase tudo sem minha ajuda, fico com ele mais para observar o comportamento e para ajudar em algumas atividades práticas Sim, a socialização é o processo mais importante para obter o sucesso no ensino-aprendizagem e com isso as crianças da turma são bem solicitas em ajuda-lo tanto nas atividades em sala quanto nos esportes durante a aula de educação física por exemplo.
O TEMPO E O RECURSO SÃO ESPECIALIZADOS?
R: Sim, pois como o Autismo dele é tratado desde que foi descoberto e com isso ele tem bastante atenção em sala ao ver que os amigos estão pegando o material ele automaticamente já pega o dele sem ter uma cobrança de minha parte, e com isso ele dispensa o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
OCORREM PARCERIAS ENTRE PROFESSOR, ALUNO, EQUIPE PEDAGÓGICA, GESTOR DA ESCOLA E A FAMÍLIA DO ALUNO INCLUÍDO?
R: Sim, todos estão unidos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem para o aluno.
COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS É REALIZADA?
R: Semanalmente é realizada uma avaliação, observando a evolução do aluno e respeitando o seu tempo para aprendizagem, essa avaliação é feita através
QUAIS OS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE EDUCAÇÃO?
R: Creio que o maior desafio está dentro de sala pois quando tem algumas atividades que não chama sua atenção ele não aceita fazer, fica nervoso e em algumas vezes até chora de raiva por não aceitar ouvir as regras que devem ser cumpridas dentro da realidade dele.
...