Pesquisa e Analise de Práticas Pedagógicas na Escola Inclusiva
Por: DayseNascimento • 12/5/2020 • Relatório de pesquisa • 614 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
EDUCAÇÃO ESPECIAL CEL 0249
PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA
DAYSE DO NASCIMENTO FERREIRA
MAT 201908041641
17/04/2020
- 0BJETIVOS : Este relatório teve como objetivo analisar o desenvolvimento das práticas pedagógicas que favorecem a inclusão e a aprendizagem de alunos com necessidades específicas no contexto da escola inclusiva.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA: O referencial teórico se respaldou no sócio- construtivismo de Piaget e Vygotsky, nas ideias de Doise e Mugny (1981), bem como na teoria da mudança (CROZIER E FRIEDBERG,(1977); BARROSO,(2006); CANÁRIO
SOUZA FREIRE, Shirledy. Inclusão escolar: práticas pedagógicas para uma
educação inclusiva. 2012. Disponível em:< http://www.artigonal.com/educacaoonline-artigos/inclusao-escolar-praticas-pedagogicas-para-uma-educacao-inclusiva4951779.html> Acesso em: 30 jun. 2014.
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Foi realizada um questionário com a professora da turma do 3° ano do ensino fundamental Keilla Ferreira, onde a mesma tem um aluno com Síndrome de Down . O questionário foi respondido via chamada de vídeo do aplicativo whatsapp.
- Qual sua formação ?
R- Graduada em pedagogia e estudante da pós graduação em libras.
- Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?
R- O aluno tem 12 anos de idade ele tem Síndrome de Down , não é alfabetizado tem a fala comprometida e o Quociente intelectual dele não corresponde a idade cronológica.
- Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula ?
R- Deixo que ele participe de todos os momentos da aula, acho importante para que ele se sinta acolhido. Porém preparo um conteúdo diferenciado para trabalhar com ele.
- Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no curriculum são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído ?
R- A escola não tem nenhum tipo de recursos adaptado para ele. Eu como professora que tento através de pesquisas adaptar algumas atividades para trabalhar com ele.
- As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma ?
R- Sim. No meu trabalho e no planejamento diário ele interage com os outros alunos da sala. Que por sinal o adoram !
Ele participa de tudo, em nenhum momento ele é excluído de nada. Ele participa de dança e apresentação de trabalho. Fiz um trabalho sobre auto biografia e ele ficou feliz em contar através de imagens e gestos sobre sua vida.
- O tempo e os recursos são adequados ?
R- Infelizmente não. Ele necessita de um tempo maior de aprendizado.
- Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído ?
R- Sim. Apesar da escola não ter nenhum tipo de adaptação, tanto a direção como todo corpo docente da escola e a família estamos unidos em favor dele.
CONCLUSÃO : O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação cultural, política, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação. A Declaração de Salamanca (1994) defende que a escola tem que assumir o compromisso de educar cada estudante, aplicando a pedagogia da diversidade, uma vez que todos os alunos deverão estar dentro da escola regular, independentemente da sua origem social, étnica ou linguística .
...