A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO
Por: Vanessa Delpino Dalpiva • 7/6/2021 • Relatório de pesquisa • 352 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATO DE OBSERVAÇÃO
Vanessa Delpino Dalpiva – RA: 0543726
Polo de Dourados/MS - 2020
I – Ponto de partida
Para realização de tal observação (em um raio de, aproximadamente, 500 metros), foi escolhido como ponto de partida a minha própria residência, localizada à Avenida Presidente Dutra, 1405, centro, no município de Douradina – MS, CEP 79880-000.
I – Ambientes escolares observados
Pela da observação assistemática, verificou-se a existência de um ambiente escolar, uma escola municipal que contempla o ensino infantil, fundamental I e II, bem como o ensino médio.
Devido à pandemia que nos assola neste ano de 2020, restou impossível a observação aos arredores da escola, visto que esta não está lecionando.
A maneira encontrada pelo estabelecimento educacional para continuar a prestar seus serviços a comunidade foi por intermédio de trabalhos e tarefas, cabendo aos pais ou responsáveis retirá-los na escola e fazer sua entrega para correção.
As instalações não são novas mas também não são precárias, estando em boas condições de uso, e o ensino é disponibilizado de forma gratuita.
III – Ambientes não escolares observados
Fazendo uso da observação assistemática encontramos um ambiente não escolar da categoria não institucional, um campo de futebol onde a comunidade pode aproveitar aulas de futebol e também de atividades físicas, disponibilizados pela prefeitura, fim de garantir acesso saúde e lazer à população.
Seu uso durante a pandemia se tornou escasso, voltando as atividades lentamente somente no início do mês de outubro, sendo necessário, o uso obrigatório de máscaras, bem como manter distância dos demais praticantes.
O público atendido é toda a sociedade, desde crianças a idosos. As crianças e adultos podem participar das aulas de futebol, e os idosos participam das atividades físicas leves, propostas especialmente para a terceira idade.
Nos dias em que não há uso do campo, normalmente as crianças vão empinar pipas na parte da tarde e seus pais os acompanham, tornando aquele ambiente acolhedor e familiar.
Os jovens e adolescentes também desfrutam do local, fazendo piqueniques e ouvindo músicas, na parte da tarde, confraternizando e tomando tererê.
O uso do local se dá de forma livre e gratuita.
...