A Psicologia Organizacional
Por: Alininhamore • 24/11/2018 • Abstract • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 176 Visualizações
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES E TRABALHO
Betim/MG
2017
PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES E TRABALHO
Betim/MG
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................4
2. METODOLÓGIA...........................................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO.................................................................................6
4. OBJETIVOS..................................................................................................10
5. DEMANDA...................................................................................................11
6. PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS......................................................12
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................14
8. REFERÊNCIAS..............................................................................................15
INTRODUÇÃO
O jogo acompanha o homem desde os primórdios da história da humanidade. Quando o homem ainda não sabia falar, fazia uso do jogo dos gestos e dos sons para comunicar-se; ao descobrir a fala, teve início o “jogo de palavra”, talvez tenha sido este o primeiro jogo consciente. Em nosso cotidiano utilizamos várias formas de jogo: o jogo dos sentidos, em que a curiosidade nos leva ao conhecimento; os jogos corporais expressos na dança, cerimônias rituais de povos, jogo das cores, da forma e do sons. Enfim, o jogo está ai, fazendo parte de nossas vidas.
Quando entramos em um jogo, qualquer que seja ele, automaticamente aceitamos suas regras. Por meio delas, separamo-nos por determinados momentos do mundo real exterior e estabelecemos contato com nossas escalas interna de valores, vivendo a fascinação e a magia do lúdico- tornamos crianças, entramos em contato com nossa verdadeira essência. (GRAMIGNA, MARIA RITA MIRAND,2007 PG 1)
Johan Huizinga, em seu livro Homo ludens, defende a ideia do jogo como “algo mais que um fenômeno ou reflexo psicológico”. Para ele o jogo é uma função significante e confere sentido a ação. Pensando nisso o projeto Senai foi construído com objetivo de proporcionar conhecimento e vivências comportamentais afim de abordar determinadas situações problemas e tarefas a fim de obter resultados de sucesso nas organizações.
Serão realizadas resoluções de situações problema presentes em empresas fictícias criadas pelos alunos, análise de casos e técnicas em dinâmica de grupo; metodologias essas que proporcionarão aos adolescentes e jovens matriculados no curso de aprendizagem do vivenciar situações típicas de empresas. Para isso abordaremos as temáticas ética, liderança, trabalho em equipe, motivação, capacidade de organização e tomada de decisões.
METODOLOGIA
O projeto se constitui pela representação de situações reais vividas nas organizações onde os alunos criarão empresas fictícias. Será proposto que definam os responsáveis pelos diversos setores, o ramo de atuação, o nome e o organograma. Os participantes devem montar seus plano de organização pessoal e resolver maior número possível dos problemas apresentados nos seguintes campos temáticos:
Ética
Liderança
Trabalho em equipe
Motivação
Capacidade de organização
Tomada de decisão
Comunicação
Esta metodologia é adequada para se trabalhar em grupos de até 20 participantes e permite ao grupo um caráter vivencial da rotina de uma empresa. Se o grupo for maior, ele será dividido.
Dentro da atividade de jogos de empresa serão utilizados diferentes instrumentos, tais como: vídeos temáticos, leituras de textos, debates, dinâmicas de grupo, tarefas individuais/grupos e exposição.
DESENVOLVIMENTO
JOGO DE EMPRESA
O jogo aplicado no ambiente não serve apenas para entretenimento, mas sim com o foco na análise de sinais que serão perceptíveis no decorrer do jogo. No caso de aprendizagem, você terá conhecimento de como treinar/ensinar alguém a fazer trabalhos dentro de uma empresa.
Os Jogos de empresas são simulações do que pode ocorrer dentro de um ambiente de trabalho, onde os participantes vivem na pratica essas diversas situações.
Em função dos seus esforços na definição e execução de suas estratégias, os participantes adquirem o conhecimento de como funciona a gestão das empresas na prática.
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DE UM JOGO
Ao optar por um jogo, o facilitador poderá verificar se ele apresenta as características básicas a seguir:
Qual o objetivo do jogo?
Qual é o ambiente e os recursos que podem ser usados.
Auxílio teórico
Linguagem acessível
Situações problemas
Na medida do possível, o cenário do jogo deve reproduzir situações problemas semelhantes aos vividos no dia-a-dia dos participantes. Assim, se a clientela pertence a empresa
...