A Resenha Perine .
Por: gomeesbeatriz • 2/4/2015 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 588 Visualizações
RESENHA
1) Indicação bibliográfica: PERINI, Mário A. Princípios de linguística descritiva: introdução ao pensamento gramatical. São Paulo: Parábola, 2006. 208 p.
2) Mario A. Perine é autor de doze livros, é autor de doze livros, são eles: Para uma nova gramática do português; Gramática descritiva do português; Sofrendo a gramática (Ática), Modern Portuguese, Talking Brazilian; Modern Portuguese – A Reference Grammar (Yale University Press). Publicou na Parábola Editorial: A língua do Brasil amanhã e outros mistérios (2004); Princípios de linguística descritiva (2006); Estudos de gramática descritiva: as valências verbais (2008); Gramática do português brasileiro (2010).
No livro Princípios de Linguística Descritiva, capítulo três, Perine pretende descrever a relação forma e significado, logo no começo do texto ele deixa claro que estamos equivocados ao pensarmos que uma frase é somente uma série de palavras. Ele nos mostra que a relação palavra e significado não é tão simples o quanto pensávamos, o primeiro pensamento e o mais comum, seria que cada palavra exista para comunicar um significado, porém ele aponta que não podemos identificar o significado de algumas palavras, por isso não podemos nos abster a esse pensamento primário, segundo o autor o processo correto seria partir da própria palavra, e não designamos somente um significado e sim consideramos um grupo de significados, sua área semântica.
O autor apresenta a visão de alguns linguistas que ele não concorda, de que as palavras não possuem significado fora de um contexto, ele compreende que a significação das palavras é limitada, sendo assim uma palavra não vai poder adquirir qualquer significado, só de ouvi-la você já terá uma noção, baseada em conhecimentos prévios, da significação que pode ou não atribuir a cada palavra.
Perine esclarece que a área semântica não é tão restrita e tira como exemplo algumas frases em que a mesma palavra pode apresentar vários significados e com esse fato o autor faz referência a ambiguidade das frases. Há dois meios de ocorrência da ambiguidade, quando a própria estrutura permite outras interpretações é chamada ambiguidade léxica, quando a própria construção muda de sentido essa ambiguidade é estrutural.
No livro Gramática descritiva do português, Perine descreve a importância da metodologia linguística e aborda os pontos mais importantes com os princípios de análise de um texto. Não é fácil construir uma lista com todos os sintagmas, pois a língua está em constante modificação e justamente por isso aponta a questão da limitação das gramáticas, porém mesmo que nunca tenhamos ouvido antes algum sintagma, ainda somos capazes de interpreta-los e avaliando as frases constatamos suas funções nos baseando em regras que já conhecíamos, o que pode ser mais difícil para um estrangeiro pois não dispõe das mesmas regras gramaticas que nós, nativos da língua portuguesa.
Sua reflexão sobre “regras gramaticais” na descrição linguística são importantes para que possamos conhecer as regras e nos permite agir sobre elas, criando assim compreensão e transmissão da mensagem e definir a função e significado de cada parte de um sintagma.
Temos que intender que essas regras são hipóteses construídas com base em termos definidos de maneira clara e que podem ser aceitas ao se examinar os fatos linguísticos e sua interpretação de forma geral.
Em todo o capítulo Perine usa variadas orações como exemplos e aponta as frases gramaticalmente corretas e aceitas pelos falantes o que nos facilita a observar como as regras acontecem.
...