TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLINGUISTICA EM LETRAS

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE ESTADO DO MATO GROSSO[pic 1]

DEBATE SOCIOLINGUISTICA

SAMUEL PEREIRA COSTA

SINOP – MT
2021


De acordo com a aula do dia 20 de setembro, nos foi passado a orientação para fazermos um tipo de uma mesa redonda para discutirmos e debatermos sobre as seguintes perguntas:

  • Quando e onde surgiu o termo sociolinguística?
  • Quais foram os principais idealizadores desta área de estudos?
  • Qual é o objeto de estudo da sociolinguística e qual é o ponto de partida para um estudo sociolinguístico?

Lembrando, foi nos passados as seguintes orientações;

  1. Pesquise em 2 artigos científico ou uma obra na biblioteca na UNEMAT, ter mais de duas referências;
  2. Não pode esquecer de citar em quais referências foi encontrado tais informações, revistas da UNEMAT, artigos relacionados;
  3. Fazer uma avaliação diagnóstica, pesquisar minuciosamente, escritor, sobrenome, nome da obra, nome da editora;
  4. Em caso de artigo, informar, sobrenome, nome do artigo, revista, o ano. - ARTIGO
  5. Informar link para poder ser apurado tais informações;
  6. Dispensa slide

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho traremos as seguintes reflexões, quando e onde surgiu o termo sociolinguística, quais foram os principais idealizadores desta área de estudos, qual é o objeto de estudo da sociolinguística e qual é o ponto de partida para um estudo sociolinguístico? Além de refletirmos tais avanços que se tomaram à partir da década de 60, além das informações atuais, como os autores que estão discutindo lindamente tais assuntos da sociolinguística, será debatido também as variações linguísticas entre outras informações.


DESENVOLVIMENTO

  1. Quando e onde surgiu o termo sociolinguística?

Segundo Borin as primeiras investigações acerca de estudos sociolinguísticos surgiram pelo linguístico William Bright em 1966 e juntamente com o Fishman em 1972, onde tornaram a estudar os aspectos sociais no meio linguístico, Bright acreditava que a diversidade linguística esta necessariamente envolta a matéria de sociolinguística, continuava com o pensamento de que esse estudo em si, ele estpá voltado às condições sociais, nas quais a diversidade linguística estariam interligada as identidades sociais, do emissor ao receptor de forma comunicativa.

  1. Quais foram os principais idealizadores desta área de estudos?

Como respondido anteriormente, um dos principais idealizadores da sociolinguística em si, volta-se novamente a Willian Bright Labov. Mas também não podemos deixar passar outros como também os linguísticos Joshua Fishman, John Joseph Gumperz, entre outros.

Porém me aprofundei mais em Labov, acredito ter me simpatizado mais com este linguístico. Já que por Labov, esse sobrenome ganhou força por ter iniciado a teoria Variacionista, que nada mais é que entender como todas as circunstâncias e ou mudanças estão no sistema linguístico, além de achar respostas para as variedades que são inerentes aos sistemas, indo pela fala no âmbito social.
        Nessa mesma linhagem de pensamento, poderíamos dizer que temos no mínimo quatro tipos de e variação linguística: variação diacrônica, variação diatópica, variação diastrática e variação diamésica.

  • A variação diacrônica, ela se compreende em mostrar as mudanças que acontecem de forma normal, de acordo com o tempo e o espaço, já que a mesma se estar em tempos diferentes sofreram mudanças, ou seja, sofreram influencias do contexto em que estejam em seu determinado âmbito.
  • A variação diatópica, se relaciona aquelas que podemos chamar de regionalismo, esta se refere aos sotaques por assim dizer, está relacionada com seu estado ou região, a língua pode alterar seus significados dependendo-se pela região onde se encontram, ou até mesmo não ter significado nenhum.
  • Falando sobre a variação diastrática há relação com a variação linguística ocorre em virtude da convivência social. Um exemplo fácil é a diferença de linguagem de médicos, advogados, surfistas, além da idade e da classe social, entre outros.
  • Na variação diamésica, tem como objetivo, nas diferenças entre a língua falada e escrita. Nota-se que pela fala que a linguagem que usamos poderíamos dizer e chama-las de coloquial, já que nela, abreviamos, usamos gírias, entonamos e gesticulamos conforme a conversação fora feita.

  1. Qual é o objeto de estudo da sociolinguística e qual é o ponto de partida para um estudo sociolinguístico?

O seu objeto de estudo, está voltada a língua falada, sempre entrelaçando com a sociedade, portanto ela está voltada a situações reais, conversações reais. O estudo em si, ele tem varias vias, ou seja, ele surgiu como uma parte multidisciplinar, já que a mesma abrange não só áreas linguísticas, como também, sociológicos e antropológicos. Além de que como já sabemos a língua ela se diversifica muito, dependendo logicamente da sua região, gênero ou a classe social em que esta esteja, até mesmo da idade, portanto ela difere em base com a situação em que se encontra. Para relatar essa diversidade contamos com a sociolinguística, que nós expomos três pilares principais, que seria: A dialetologia, a sociolinguística variacionista e a sociolinguística internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com