A Sátira na poesia de Joaquim José da Silva - O Sapateiro Silva
Por: Carlos França • 23/3/2022 • Monografia • 14.670 Palavras (59 Páginas) • 85 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DE SOCIAIS
CARLOS EMANOEL FERREIRA FRANÇA
A SÁTIRA NA POESIA DE JOAQUIM JOSÉ DA SILVA: O SAPATEIRO SILVA
SEROPÉDICA, 2016.
[pic 2]
CARLOS EMANOEL FERREIRA FRANÇA
A SÁTIRA NA POESIA DE JOAQUIM JOSÉ DA SILVA: O SAPATEIRO SILVA
Monografia apresentada ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para obtenção do Título de
Licenciado em “Letras: Português-
Literaturas”
Orientador (a): Prof.ª Dr.ª Regina Lúcia de Faria
SEROPÉDICA, 2016.
FOLHA DE APROVAÇÃO
A SÁTIRA NA POESIA DE JOAQUIM JOSÉ DA SILVA: O SAPATEIRO SILVA
CARLOS EMANOEL FERREIRA FRANÇA
Monografia defendida e aprovada no dia ___/___/___.
BANCA AVALIADORA:
____________________________________________________________
REGINA LÚCIA DE FARIA (UFRRJ/ICHS)
PRESIDENTE
____________________________________________________________
ROBERTO JOSÉ BOZZETTI NAVARRO (UFRRJ/ICHS)
MEMBRO
(Esta folha deverá estar assinada na versão final da monografia a ser entregue) A meus pais, Benedito Carlos França e Leni Ferreira França, que apesar das dificuldades sempre me ensinaram a buscar o conhecimento, sem nunca esquecer que Deus é o principal fundamento de nossas vidas e a meus irmãos
Sarah Priscila Ferreira França, Eliezer Ferreira França e Pedro Ferreira França pelo apoio.
In memoriam Ao amigo querido, Pr. Joaquim Calvário. Conselheiro, ajudador e incentivador da escolha que fiz em me dedicar aos estudos das Literaturas.
AGRADECIMENTOS
De todas as experiências de minha vida, as mais importantes foram as que vivi na presença de meu Senhor Jesus Cristo, e, por isso, sou grato, pois a fé renovada todos os dias e seu amor imensurável me deram sabedoria para superar cada prova até aqui vivida. Sei que muitas outras virão, mas tenho certeza de que Deus sempre estará ao meu lado para me sustentar. Por esse motivo dou a Deus, único e suficiente salvador de minha vida, toda honra, glória e louvor.
Agradeço também a meus pais, que, frequentemente orando a Deus por minha vida, incentivaram-nos (meus irmãos e eu) a buscarmos sempre o melhor caminho, sem nunca nos esquecermos de que Deus deve estar em primeiro lugar. A vocês, Benedito e Leni, digo que tenho orgulho de tê-los em minha vida, pois me ensinaram que o respeito, o amor e a gratidão são fundamentos que devem sempre ser lembrados em todas situações.
Sou grato a meus irmãos Eliezer, Sarah Priscila e Pedro. A Eliezer por ser grande incentivador, pelo apoio no início de minha graduação. A Sarah Priscila, por suas orações; a Pedro, que mesmo sem muito falar, torceu para meu sucesso nesta empreitada.
Aos tios e tias, que são muitos e, por isso, antecipo meu pedido de desculpas caso venha a esquecer de citar algum nome; saibam que amo todos de igual modo:
Valentim e Marli, Zozó e Zilda, Rael e Denilda, Carlos e Cremilda, Antônio e Ivone. Aos meu primos e primas, Antônio Marcos (in memoriam), Carlos Henrique, Ana Paula, Valéria, Toninho, Marcelo, Ângela, Dudu.
Aos amigos e irmãos da Igreja, lembrando com especial carinho da família de meu querido amigo Pr. Joaquim Calvário, que hoje, descansa com o Senhor, pelo apoio dado a mim quando iniciei este curso de graduação. Sônia, Raquel e Caroline, obrigado pela amizade.
Sem esquecer é claro de meus irmãos em Cristo, André e Luzia, Diogenes e Cristiane, José Reinaldo e Tânia, Pr. Valtencir e Lúcia, amigos e conselheiros aos quais serei eternamente agradecido; sempre estiveram ao meu lado, me dando inclusive abrigo, nos finais de semana. Porém, muito mais do que ajuda material, desde que cheguei à Igreja de Itaguaí, todos vocês me proporcionaram algo que só recebi igual de minha família, amor, respeito, atenção.
A David, Hadassa, Erick, Renan, Rebequinha, Gabriel, Gysele, Amanda, Kevin, Diogo e Caroline pelo apoio, amizade e principalmente pelas orações em meu favor.
Aos amigos com quem trabalhei na Escola Municipal Elmira Figueira por quase 10 anos, Zimar, Lucia Helena, Diretoras e ajudadoras no início da graduação e que sempre valorizaram meu trabalho. Michela, Auróra, Conceição, Marli, Helen, Jani, Mário Moisés, Mário Theophilo, Penha, Fátima (Fatinha para os amigos), Sueli Barbosão, Fidelina, Gleice, Débora, Aparecida, Alexandre Neves, Marcelo, Samantha, Fernandinha, Thaiz, Ana Carla, Flavia Figueira, Flávia Maria, Ana Cristina, Celeste. A todos vocês obrigado pela força e incentivo. Mais uma vez, peço perdão pelos nomes que aqui não coloquei, pois, são muitos. Todos foram sem dúvida muito importantes para essa conquista. A todos meus sinceros agradecimentos.
...