A Teoria da Comunicação
Por: gustavo.laviola • 5/8/2020 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
GUSTAVO HENRIQUE LAVIOLA DE OLIVEIRA
RESENHA
TEXTO “COMUNICAÇÃO: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA” – João Batista Perles
CARANGOLA
2020
GUSTAVO HENRIQUE LAVIOLA DE OLIVEIRA
RESENHA
TEXTO “COMUNICAÇÃO: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E HISTÓRIA” – João Batista Perles
Trabalho apresentado como parte dos requisitos da disciplina de Leitura e Produção de Texto, ministrada pela Profa. Christiane Miranda Buthers de Almeida.
CARANGOLA
2020
No texto “Comunicação: conceitos, fundamentos e história” escrito por João Batista Perles, em síntese, retrata os fundamentos da comunicação totalmente ligado à tecnologia e a cultura. Vale destacar, que na introdução o autor afirma que a cultura e a tecnologia são elementos indissociáveis do processo de comunicação. Portanto, verifica-se que a evolução tecnológica depende da evolução cultural, sendo assim, a linguagem, a cultura e a tecnologia constituem a tríade da comunicação.
De acordo com os fundamentos científicos, a comunicação é classificada como “1. ato de comunicar; informação; aviso; 2. passagem, caminho, ligação”. (Rocha 1997, p.154). Desta forma, esse conceito de comunicação varia em cada viés de pensamento. Tomando por parte a sociologia, o processo de comunicação poderia ser considerado como fundamento da vida social. Já na linguística, sugere-se que a teoria da comunicação (conceitos, fundamentos e história) tem-se contribuído mutuamente.
Como exposto, a relação tecnológica e cultural, é pertinente mencionar que as primeiras ferramentas (pedras) usadas para a comunicação, também foram usadas para destrinchar alimentos.
Ao analisarmos a linguagem e a comunicação, faz se necessário pontuar uma cronologia de fatos decorrente no avanço da comunicação. Desde os homens primitivos, os gritos e gemidos, a associação de gestos para designar um objeto, a invenção dos signos. O processo de comunicação visual surgindo antes da escrita, (ex.: as grutas – pictogramas). Com a evolução dos meios, o alfabeto se estabeleceu, primeiro surgiu os silabários e muito tempo depois o alfabeto greco-latino. Enquanto a linguagem se desenvolvia, a comunicação ia se aperfeiçoando. Surgimento do papel, substituindo as superfícies de pedra, os papiros e os pergaminhos de couro – fatos descrevidos pelo autor.
Mais adiante, a comunicação em massa se constitui, com o sistema tipográfico de Gutenberg, o primeiro passo para a democratização da escrita e do saber, conforme ressalta Gontijo. O sistema estava totalmente vinculado ao desenvolvimento comercial e industrial das principais cidades da Europa. Assim sendo, a tipografia de Gutenberg, institui a tecnologia moderna de comunicação, pois antes tinha-se tecnologias primitivas.
Por fim, a era da eletricidade se consolida com o surgimento do rádio, a criação do telégrafo, a primeira transmissão de música por meio do eletromagnetismo, entre outros. Mais adiante, o que o autor designa como estética da imagem, surge o cinema, que antecede a televisão e em seguida o processo de invenção dos satélites e computadores.
...