A Transposição Didática De Obras Clássicas Por Meio Do Uso De Recursos Digitais
Por: paulairisom • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.913 Palavras (8 Páginas) • 73 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SUPERIOR DE LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS – 4º SEMESTRE
DESAFIO – Transposição didática de obras clássicas por meio do uso de recursos digitais
[pic 3]
CARUARU
2022
Paula Íris Oliveira de Melo
DESAFIO – Transposição didática de obras clássicas por meio do uso de recursos digitais
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Letras- Português e Inglês - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria da Literatura, Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Semântica da Língua Portuguesa, Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Fundamentos da Linguística, Ed-Empreendedorismo.
Tutora eletrônica: Fabyanny de Fátima Ferreira dos Reis Willy
[pic 4]
CARUARU - 2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 5
2.1. Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais ....................................................................................................................... 5
2.2. Plano de aula ................................................................................................. 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 8
4. REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado o assunto sobre o desafio da transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais. As tecnologias digitais, desde seu surgimento no final da década de 60, vêm dominando cada vez mais o corpo social, facilitando e influenciando diretamente as condutas sociais, culturais e os processos de produção e serviço, causando maior produtividade e acessibilidade ao conhecimento.
A necessidade do distanciamento físico e isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020 aprimorou a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s), uma vez que aumentou consideravelmente o número de pessoas que recorreram as TIDC’s para trabalhar, estudar e conversar com amigos e familiares.
Ademais, o aproveitamento das tecnologias digitais na área educacional foi uma proficiente descoberta para o processo de ensino-aprendizagem, apesar de que de antemão foi considerado um desafio tanto para os educadores como para os estudantes, em vista que trouxe novas formas de compartilhar o conhecimento usando recursos tecnológicos já familiarizados pela sociedade, como a televisão e as mídias digitais, de forma pedagógica.
Diante dos expostos, a utilização das TIDC’s surge com novos artifícios a serem usados no processo de ensino-aprendizagem da Literatura, deixando o costumeiro livro de lado e fazendo a utilização de mídias digitais como os audiolivros, vídeos e Podcasts, e explorando gêneros textuais digitais que surgiram através da Internet, dentro do hipertexto, como a Fanfiction, o E-mail e o jornal digital, tornando, assim, a experiência de aprendizado mais interessante para os alunos que experimentarão da Literatura de modo ativo e lúdico.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – Transposição didática de obras literárias por meio do uso de recursos digitais
A pandemia da Covid-19 tornou a sociedade brasileira mais tecnológica, porquanto o distanciamento físico fez-se imprescindível nos anos de 2020 e 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena, o aumento foi de aproximadamente 50%, isto impulsionou as variadas maneiras de usar a tecnologia digital, desenvolvendo-se, assim, novos sites de vendas e compras, formas de pagamento, redes sociais e softwares digitais.
No campo da educação não foi diferente, o ensino hibrido e o ensino a distância através de plataformas digitais revolucionou a forma de pensar o processo de ensino-aprendizagem de modo que os educadores encontraram novos recursos tecnológicos para utilizar em aula e tornar a educação proveitosa aos alunos. Ademais, com o fim do isolamento social, o uso da mídia digital como objeto de estudo foi inserido no âmbito educacional de forma a potencializar os processos de aprendizagem, como meio pedagógico para auxiliar no envolvimento do aluno na aula. Para Ballei,
não há dúvida de que as vantagens do uso da tecnologia digital, particularmente em sala de aula, são reais. A cada dia que passa, um número maior de professores e alunos, percebe que, com o acesso à rede, o material de ensino torna-se mais fácil de ser encontrado e usado (2012, p. 142).
Com o surgimento desses novos recursos tecnológicos, apresentaram-se formas diferentes de ensinar Literatura, uma vez que até mesmo o livro tem sofrido transmutações que possibilitam aos alunos explorarem outras possibilidades de acessar a leitura, assim os professores podem fazer o uso do livro digital cujo aproxima a leitura à tecnologia já conhecida pelos alunos.
A inter-relação das tecnologias computacionais com a literatura adquiriu uma dimensão muito significativa, proporcionando ao leitor um aparato de novas ferramentas digitais que lhe possibilitaram a leitura de jornais, revistas, livros, etc., por meios das telas de telefones celulares, desktops, laptops, tablets, iPad, e-readers e de outros meios multimídias aos quais temos acesso. (FREITAS, 2017).
O audiolivro também é um recurso proficiente oferecido pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que pode substituir o livro físico no processo de ensino-aprendizagem dado que a leitura impressa está cada vez mais ausente na vida da geração digital.
...