A ilustração e outros aspectos da obra literária infanto-juvenil
Por: Natália DE Vargas • 28/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 441 Palavras (2 Páginas) • 678 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE LETRAS – EAD
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Tarefa 1: A ilustração e outros aspectos da obra literária infanto-juvenil
A obra “O menino maluquinho”, lançada em 1980, pelo escritor Ziraldo, conta a história de um menino que vive intensamente cada momento de sua infância, esbanjando a pureza e as travessuras peculiares de toda criança. O livro retrata o humor e a brincadeira ao reportar a infância. Ao descrever as características físicas do personagem central, o autor entrelaça o texto verbal, ao texto não verbal, utilizando basicamente preto e branco, e as ilustrações obedecem literalmente ao texto.
Dessa forma, enquanto o texto escrito dá ao leitor o sentido metafórico da palavra, a ilustração dá o sentido literal, trazendo um toque de humor e versatilidade ao livro. As imagens fazem parte desta história e ajudam a contá-la.
O texto em si descreve o encanto presente nas atitudes do menino maluquinho, que hora possui a leveza de um anjo, hora, as peraltices de um saci, outrora, a astúcia de uma raposa, e, quando quer surpreender, a sabedoria de um ancião, é ele o espelho da infância de muitos adultos.
E neste contexto, a imagem não é uma mera figuração. Ela não está lá apenas para adornar o livro, mas sim como uma linguagem, é por meio dela, que a criança tem a oportunidade de, conhecer outras visões da história.
A imagem complementa e enriquece esta história, a criança busca um sentido nas palavras que vai além, do passar os olhos pelas palavras. Ao realizar a leitura de textos literários, compenetrando-se na aventura de decifrar o enigma do código escrito, o que tem destaque no livro do Menino Maluquinho, por conta das divertidas ilustrações, resulta na aprendizagem e alfabetização, aperfeiçoando a leitura e a escrita, com o intuito de modificar o comportamento infantil ao reforçar os valores sociais vigentes, ao abordar temas como o relacionamento e a disciplina entre pais e filhos, e o problema com o comportamento na escola, que são apresentados como modelos a serem assimilados e seguidos.
As ilustrações dos livros infantis servem para instigar a curiosidade e incentivar a criança à leitura. Dessa forma, o trabalho com os elementos gráficos deve ser utilizado desde muito cedo, pois sua característica visual permite que a criança inicie seu aprendizado antes mesmo do domínio do código escrito, pois a linguagem visual é anterior à linguagem falada e escrita.
Bibliografia:
Importância das ilustrações nos livros infantis para o desenvolvimento cognitivo e estético perceptivo da criança. Disponível em: http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/10/importancia-das-ilustracoes-nos-livros.html. Acesso em: 31/05/2015.
Livro infantil: a importância e o lugar da imagem. Disponível em: http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevistas/livro-infantil-a-importancia-e-o-lugar-da-imagem. Acesso em: 31/05/2015.
Livros para ler e reler. Disponível em: http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2009/12/o-menino-maluquinho-ziraldo-alves-pinto.html. Acesso em: 31/05/2015
Material didático
...