A inclusao racial na escola
Por: Douglas Parreira • 14/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.412 Palavras (14 Páginas) • 674 Visualizações
Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ
Curso de Graduação em Letras
DOUGLAS PARREIRA BRAGA GARCIA
LETÍCIA CAETANO IACILLO
RUBIANE PEREIRA DE ALMEIDA BRAGA
SAMARA LINHARES CAMPOS
A INCLUSÃO RACIAL NA ESCOLA
Itaperuna/RJ
novembro/2015
DOUGLAS PARREIRA BRAGA GARCIA
LETÍCIA CAETANO IACILLO
RUBIANE PEREIRA DE ALMEIDA BRAGA
SAMARA LINHARES CAMPOS
A INCLUSÃO RACIAL NA ESCOLA
Artigo Científico apresentada à Disciplina de Prática de Ensino II do Curso de Letras do Centro Universitário São José de Itaperuna como requisito para a obtenção de nota para calculo de média aritmética para aprovação no período letivo.
Orientador: Prof. Me. Marcio de Oliveira Monteiro.
Itaperuna/RJ
novembro/2015
A INCLUSÃO RACIAL NA ESCOLA
Douglas Parreira Braga Garcia[1]
Letícia Caetano Iacillo[2]
Rubiane Pereira de Almeida Braga[3]
Samara Linhares Campos[4]
Marcio de Oliveira Monteiro[5]
RESUMO: Na sociedade brasileira dos tempos atuais ainda é comum deparar-se com muito preconceito e uma das formas mais comuns é a discriminação racial, que se dá pela grande desigualdade social existente no Brasil. Diante desse cenário, a partir daí a escola passa a exercer papel fundamental para a mudança desses pensamentos na sociedade, com o objetivo de que esse preconceito acabe ou diminua, pois trabalhando juntamente com leis que asseguram essa inclusão, a Instituição Escola poderá abordar o assunto de forma a conscientizar os alunos e comunidade escolar sobre a importância de ver todos os seres humanos com um olhar mais igualitários sem se importar com a cor de cada um, onde todos possuem diretos de uma vida melhor e mais justa.
Palavras-chave: preconceito, discriminação, racial, escola.
ABSTRACT: In Brazilian society of modern times it is still common to encounter a lot of prejudice and one of the ways this is racial discrimination, which is given by the great social inequality in Brazil, from there the school goes on to play a key role for change these thoughts in society, in order that this prejudice is over or decrease because working together with laws that ensure its inclusion, it can approach the subject in order to raise awareness among students and school community of the importance of seeing all human beings with a look more egalitarian regardless of the color of each, all of which feature direct in a better and more just life.
Keywords: preconception, discrimination, breed,school.
Introdução
Tendo como alicerce analítico estudos científicos realizados sobre a realidade da inclusão racial nas escolas, constata-se que o preconceito racial vem exercendo papel de grande influência na sociedade moderna o que passou a comprometer, sobremaneira, a dinâmica do ambiente escolar.
Nesse contexto entende-se a importância de se conscientizar os educandos e profissionais da educação sobre a necessidade do exercício da cidadania, respeitando as diferenças de modo tal que cada cidadão se entenda parte de um todo, no macro processo de formação e construção de um todo social.
Desse modo apresenta-se como problema gerador da pesquisa sobre a temática, a seguinte questão: De que modo a inclusão racial na escola interfere positivamente na vida em sociedade?
Considerando os alarmantes índices de preconceito racial, presente em nossa sociedade, essa pesquisa torna-se de relevância, haja vista que analisa o quanto a escola é capaz de exercer função essencial na estruturação de uma sociedade mais humana e que prima pela igualdade entre as raças.
Nesse sentido tem-se como objetivo geral, analisar a importância da inclusão racial no ambiente escolar e o reflexo positivo promovido em sociedade. De modo específico pretende-se, estudar a dinâmica do preconceito existente em sociedade, conceituar o tema abordado, refletindo sobre os direitos e deveres dos cidadãos, bem como entender a importância do tema em questão.
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, serve-se de modo qualitativo de teóricos renomados e que dão a riqueza científica necessária ao estudo dentre os quais aparecem Delors (2001), Dewey (1980), Moura (1994).
Com base nesses autores, a pesquisa científica se apresentará em quatro capítulos. O primeiro diz respeito ao preconceito existente em sociedade, com ênfase na discriminação experenciada pela sociedade brasileira como um fator de exclusão de muitos. No segundo capítulo discute-se a inclusão racial, a necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de incluir todos, onde a escola tem um papel fundamental para que isso aconteça.
O terceiro capítulo discute as Leis que asseguram a inclusão a todas as raças e a necessidade de que todos fiquem cientes dessas informações.
O quarto e último capítulo discuti a importância do assunto na abordagem escolar, no sentido de formar cidadãos mais conscientes e pró-ativos.
Esta pesquisa, portanto, tem a finalidade de discutir o preconceito racial a partir da importância que a escola possui no processo de formação e inclusão de pessoas em seu ambiente, para que seus educandos entendam e principalmente compreendam que acima de qual quer coisa, devem respeitar a convivência com as diferenças.
Obviamente que essa não pode ser vista como uma pesquisa acabada, concluída. Porém, preconiza a possibilidade de novas descobertas a partir do incômodo tão natural ao docente pesquisador.
1 O preconceito racial em sociedade
A palavra preconceito é etimologicamente constituída, (entende-se por etimologia o estudo do significado de uma palavra a partir dos componentes que a constituem) por duas partes diferentes: pré, que dá ideia de algo anterior, antecedente, que existe de forma primária, primeira, precedente; e conceito, aquilo que se entende ou compreende em respeito de algo, derivado do latim conseptus, que se refere à construção ideal do ser ou de objetos apreensíveis cognitivamente.
...