EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA PRÁTICA DE INCLUSÃO NA ESCOLA
Por: 1121246 • 9/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.977 Palavras (12 Páginas) • 570 Visualizações
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA PRÁTICA DE INCLUSÃO NA ESCOLA
¹ANNY JAQUELINY MURTINHO
²SIMONE MARQUES
RESUMO
O artigo vem falando sobre a história da educação física adaptada os desafios enfrentados e a sua importância para os dias atuais com o objetivo de entender a importância da inclusão de pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar e reconhecimento que a educação física em conjunto com esporte e outras atividades tiveram um papel importante inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola e perante a sociedade
- INTRODUÇÃO
Para entendermos uma pouco mais da educação física adaptada é necessário conhecer um pouco de sua história os caminhos percorridos e as marcas, os avanços e a dificuldade e os desafios enfrentados durante o processo até os dias de hoje.
O termo educação física adaptada a principio surgiu na década de 50 a fim de atender as pessoas com algum tipo de necessidade especial. Com o avanço da ciência durante o século XV e final do século XVII, foram onde ocorreram as primeiras mudanças com relação ao atendimento das PNEs.
E foi também neste período onde de maneira geral se apontam características de estudo humanistas onde ocorre a valorização do ser humano, que trouxeram contribuições consideráveis para o campo da reabilitação física.
A educação física adaptada não possuía algo que lhe atendesse diferencialmente, na época não avia algum tipo de programa específico para atender as Pessoas com Necessidades Especiais (PNES).Apenas a área medica atendia os PNES era a especifica criando um programa com o nome de ginástica.
A ginástica propunha exercícios corretivos e preventivos para remediar as doenças, esses exercícios preventivos tiveram origem na china influenciando e se diversificando em várias culturas.
A educação física adaptada é um programa diversificado onde alguns dos autores resaltam sua importância para os dias atuais. A educação física adaptada veio trazer uma prática de possibilidades onde pessoas tidas como “normais” e as PNEs podem por meio desta vivenciar os problemas, a potencialidade e os desafios de uma maneira em que as atividades atinjam de forma geral, contribuindo para a reabilitação, autoestima e trabalhando a sua capacidade como um ser humano qualquer. Proporcionando assim para essas pessoas uma oportunidade de participar das atividades de educação física sem ser julgada e apontada por aquilo que não é capaz, mais sim dando ela uma oportunidade de mostrar o seu melhor para a sociedade e para si mesmo.
A proposta deste artigo é de entender qual a importância da inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade especial? A sua historia até os dias atuais e como o papel da educação física é de extrema importância para inclusão das PNEs na sociedade atual.
Palavras chaves: Educação física. Educação física adaptada. Inclusão.
- DESENVOLVIMENTO
2.1Fundamentações teóricas
2.1.1 EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física Escolar por vários anos foi, e ainda é bastante excludente na sua prática educativa; nos últimos tempos tem crescido o número de pessoas com deficiência que estão frequentando as aulas de Educação Física, em especial no Ensino Regular. A Constituição Federal de (1988) e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96) obrigam as escolas a receberem todos os indivíduos portadores de deficiência.
Porém é preciso muito mais para que estas pessoas possam ser introduzidas em nosso meio e principalmente nas escolas, pois falta o acesso nas escolas como: rampas, locais sinalizados para deficientes visuais, materiais pedagógicos adequados, profissionais qualificados e competentes para exercer sua função.
Por volta de 1930 os programas de atendimento aos PCDs passam a ser voltada a educação física, deixando assim de ter um caráter meramente de orientação médica, surge à preocupação da criança como um todo (WINNICK, 2004).
Cresce então a ênfase na Educação Física e os alunos que não eram capazes de participar das atividades normais, faziam educação física corretiva ou curativa.
A Educação Física Adaptada se torna então uma sub área da educação física escolar, compreendendo assim a um programa diversificado de atividades desenvolvimentista, jogos, esportes e ritmos, adaptados aos interesses, ás necessidades dos portadores de deficiência que não podem participar com sucesso e segurança das rigorosas atividades do programa geral da Educação Física (WINNICK, 2005).
A Educação Física na escola vem buscando, a compreensão do seu papel, pensando assim em uma perspectiva de ampliar a participação da população escolar nas atividades desenvolvidas pela área.
Educação Física
1920: Higienismo, Eugenia, Militarismo, Tecnicismo.
1980: Psicomotricidade, Humanista, Progressista, Desenvolvimentista, Construtivista, Critico-superadora, Sistemática, Critico- emancipatória, Cultural.
Pedagogia do Esporte, PCNs, Saúde Renovada, Estudos Cinesiológicos.
Esporte
1920: Educação Física e Esportes.
1970: Esporte para Todos.
1996: Esporte como conteúdo da Educação Física.
Educação Física Adaptada
1920: EF Corretiva.
1950: EFA passa de modelo médico para pedagógico (Conceito de EFA).
Alunos participantes – com participação de fato (inclusão).
Alunos presentes – presença sem participação (em situação de exclusão).
O termo inclusão designa a educação de alunos com qualquer deficiências num ambiente educacional regular (WINNICK, 2004).
Os diversos conteúdo abordados pela Educação Física na escola, como por exemplo jogos, brincadeiras, lutas, dança e esporte são apontados como patrimônio da humanidade, então se tornam múltiplas as possibilidades de aplicação no processo ensino aprendizagem, com importância sociocultural e geralmente considerável expectativa dos alunos então devemos refletir sobre os seguintes pontos:
Que ações têm norteado o “fazer do professor”, causando muitas vezes o distanciamento dos alunos das aulas de Educação Física?O professor pode fazer para atender adequadamente a todos os seus alunos nas aulas de Educação Física? (SILVA; JUNIOR; ARAUJO 2008).
Lembrando que isso se deve a Educação Física em um processo de educação na escola, e isto nos remete ao compromisso de adquirir sempre mais conhecimento, sendo assim o professor deve estar devidamente preparado para assegurar uma sequência lógica e adequada dos seus objetivos e das demandas do processo de ensino e aprendizagem.
...