A luta pela liberdade no mundo contemporâneo em Frei Luis de Sousa
Por: Sara Miriam • 4/5/2018 • Artigo • 925 Palavras (4 Páginas) • 375 Visualizações
Livro Orgulho e Preconceito
Biografia
Jane Austen foi uma notável escritora que nasceu em Steventon, Inglaterra, a 16 de dezembro de 1775 e morreu em Winchester, Inglaterra, a 18 de julho de 1817. O único retrato que existe dela é um esboço feito pela sua irmã e que se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres.
Ela vivia uma vida de nobreza agrária e religiosa sendo a sétima filha do pároco George Austen e de Cassandra. Nunca foi casada e o único relacionamento que teve foi com Thomas Lefroy, sem haver confirmação se chegou a ser algo sério. Tinha seis irmãos e uma irmã mais velha à qual era muito chegada chamada Cassandra. Em 1801 muda-se com a família para Bath onde o pai morre 4 anos mais tarde. Após a morte do pai as irmãs mudam-se para uma propriedade cedida por um dos seus irmãos (hoje uma casa-museu).
Falando do seu percurso literário: Jane desde nova que começou a manifestar o seu talento para a escrita, o que a levou mais tarde a escrever obras inspiradas na sua realidade de vida, assinando sempre com pseudónimo. Tais obras marcaram um tipo de romance, com mensagem instrutiva e realce para o amor fraternal e amizade, mas também foram muito criticadas devido à presença de feminismo, imaturidade e jovialidade das personagens.
- 1792 (com apenas 17 anos o 1º romance) – Lady Susan
- 1797 – Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)
- 1811 – Sensibilidade e Bom-senso (Sense and Sensibility)
- 1814 – Mansfield Park
- 1816 – Emma
- Publicadas depois da sua morte - Persuasão e Abadia de Northanger
Algumas obras de Jane hoje são utilizadas no estudo académico.
Livro
Orgulho e Preconceito é um romance que foi publicado pela primeira vez em 1813, embora tivesse sido terminado em 1797. Originalmente era para ter o título First Impressions, mas ao fazer a revisão dos escritos, Jane intitulou a obra e a publicou como Pride and Prejudice. Em Portugal, a 1ª tradução foi feita por Ersílio Cardoso e Álvaro Serpa, em 1943, pela Editorial Inquérito. Mais tarde foi também traduzido por outras pessoas.
Resumo
Esta história foca-se na família Bennet que vivia em Longbourn numa casa na quinta. A Sra. Bennet ansiava em casar a suas 5 filhas pois após a morte do Sr. Bennet a casa seria herdada pelo primo do pai, Sr. Collins.
Entretanto chega às redondezas Sr. Bingley que tinha acabado de se instalar em Netherfield e para anunciar a sua chegada organizou um baile juntamente com a sua irmã, Caroline, e o seu amigo, Sr. Darcy.
Nesse baile Jane, a filha mais velha, encantou o Sr. Bingley que lhe pediu duas danças, já Elizabeth, a 2ª filha mais velha, ganha inimizade com Darcy depois dele recusar as tentativas de conversa e dela ouvi-lo a dizer a Bingley que ela não era o suficiente bonita para ele gostar dela.
Uns tempos depois chega a visita do Sr. Collins, que era um ministro, e não parava de falar da Sra. Catherine de Bourgh, que era uma nobre de alto estatuto. Entretanto o tenente Wickham acabado de chegar do exército, atrai a atenção das raparigas principalmente das mais novas Catherine e Lydia.
Uns dias mais tarde houve outro baile em Netherfield no qual Elizabeth é surpreendida por Darcy que lhe pede uma dança e embora ela aceite trata-o com total sarcasmo e ele retribui, o que é certo é que eles ficaram tão distraídos que acabaram por ficar só os dois a dançar.
...