ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A BNCC
Por: Sabrina Ferreira • 20/8/2021 • Relatório de pesquisa • 790 Palavras (4 Páginas) • 960 Visualizações
[pic 1]
ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A BNCC
Nome do Acadêmico[1]
1 INTRODUÇÃO
Caro(a) aluno, esta atividade tem por objetivo levar você a realizar uma análise crítica da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que, desde 2018, apresenta as bases para a organização do currículo escolar de toda a educação básica. Mais especificamente, será realizada uma análise sobre os nortes indicados pela BNCC para o ensino de língua portuguesa no contexto do ensino médio. Desta forma, aqui você deve apresentar suas reflexões críticas acerca dos itens indicados em cada seção que compõe a atividade.
Sua atividade deve preservar a formatação presente neste formulário, a saber: TÍTULOS: Alinhamento: Centralizado; Fonte: Arial; Tamanho: 12; Estilo: Negrito.
CORPO DO TEXTO: Alinhamento do texto: Justificado. Fonte: Arial; Tamanho: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5; Margens Esquerda e Superior: 3 cm, Margens Direita e Inferior: 2 cm; Recuo na primeira linha: 1,25 cm; Espaço entre título da seção e início do Texto: uma linha; Espaço entre o fim da seção e o título da subsequente: duas linhas; Extensão da atividade: Mínimo 3 e Máximo 5 páginas, sendo que a referências não entram nessa contagem.
Este item, a introdução, é a abertura do texto, assim, aqui você deve apresentar ao leitor, em linhas gerais, o tema a ser dissertado, explicando brevemente os pontos que serão debatidos. Para isso, você pode indicar os títulos das seções e o conteúdo que será trazido em cada uma delas. Deixe para produzir a introdução por último, quanto você já tiver produzido a análise dos itens exigidos, pois assim você terá maior clareza sobre o assunto.
2 CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL PARA A ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO
Aqui, você deve trazer uma reflexão sobre os campos de atuação socia para a área de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio citados na BNCC, a saber: campo da vida pessoal, campo das práticas de estudo e de pesquisa, campo jornalístico/midiático, campo de atuação na vida pública, campo artístico, levantando os principais aspectos de cada eixo e comentando a importância destes para o ensino de língua portuguesa
Caso queira você pode, inclusive, realizar o debate demonstrando a relação entre os eixos, afinal, cada um possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre eles, pois possuem aspectos complementares para o ensino da língua portuguesa.
3 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIO
Neste item, você deve trazer uma reflexão sobre as 07 (sete) competências específicas listadas pela BNCC para a área de linguagens e suas tecnologias para o ensino médio.
Se quiser, você pode, inclusive, realizar o debate demonstrando a relação entre as competências no processo de ensino e aprendizagem, afinal, cada uma possui suas peculiaridades, mas também há diálogo entre elas, pois possuem aspectos complementares para o ensino da língua portuguesa.
4 REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO EM LETRAS E AS DIRETRIZES DE ENSINO DA BNCC
A ideia é que nesta seção você pare e reflita sobre sua formação dentro do curso de Letras e a perspectiva de ensino ditada pela Base Nacional Comum Curricular, dissertando como você observa até aqui a formação recebida e como ela poderá contribuir para sua atuação docente, tendo em vista a necessidade de realizar processos de ensino e aprendizagem em sala de aula que privilegiem as diretrizes da BNCC.
Aqui, você pode também citar autores e teorias estudas ao longo do curso, demonstrando como os saberes estudados se relacionam com os campos de atuação social e com as competências para a área de linguagens e suas tecnologias indicadas pela BNCC.
...