APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL E MARCO ANTÔNIO MOREIRA
Ensaios: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL E MARCO ANTÔNIO MOREIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LinusCrowley • 15/8/2013 • 448 Palavras (2 Páginas) • 1.146 Visualizações
Segundo Ausubel e Marco Antônio Moreira como chegar ao que o aprendiz já sabe?
"O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece", esta frase está presente na abertura do livro Psicologia Educacional de David Paul Ausubel. Quando ele apresentou sua teoria em 1963, o processo de ensino desconsiderava o que os estudantes já sabiam e pensava-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém. (1)
A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais, caracterizando, assim, uma aprendizagem eficaz. A este tipo de aprendizagem, dá-se o nome de aprendizagem significativa; em contraste à aprendizagem memorística. Para que ocorra aprendizagem significativa são necessárias duas condições: Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender; Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido deve ser potencialmente significativo. (2)
Na aprendizagem significativa, o conhecimento prévio do aluno serve de matriz ou “gancho” para a fixação e compreensão de novos conhecimentos, a estes “ganchos”, Ausubel dá o nome de subsunçores. Assim, novas idéias, conceitos ou proposições, podem ser aprendidos significativamente na medida em que outras idéias, conceitos ou proposições, estejam adequadamente claros e disponíveis na estrutura cognitiva do aluno e funcionem como “pontos de ancoragem”. (3)
Segundo Marco Antônio Moreira, a aprendizagem significativa é facilitada por certos princípios programáticos como: Diferenciação progressiva, no qual as ideias gerais são apresentadas logo no início e retomadas periodicamente; Organização sequencial, onde os tópicos são sequenciados da maneira mais coerente possível com as relações de dependência entre eles; Consolidação, onde é insistido no domínio do que está sendo estudado antes de se introduzir novos conhecimentos; Organizadores prévios, que são materiais introdutórios apresentados antes do material de estudo em si, de forma mais geral e abstrata, servindo como ponte com o que o aluno já sabe; Diagrama V, um instrumento com a forma da letra V, projetado para analisar a estrutura do processo de produção do conhecimento; Mapa conceitual, um instrumento útil que indica relações entre conceitos, onde o ato de construí-lo, negociá-lo, apresentá-lo e refazê-lo, se mostra como um processo altamente facilitador na aprendizagem significativa. (4)
Resumindo então, segundo Ausubel e Moreira, em uma aprendizagem eficaz deve-se considerar o que o aluno já sabe e usar isso como um “gancho” para o novo conteúdo, o subsunçor. Para acompanhar esta aprendizagem, o educador deve, sempre que possível, fazer uso de facilitadores, os quais facilitam o processo educacional tanto para o aluno quanto para o professor.
Referências Bibliográficas:
(1) http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml?page=0 –
Página acessada em 29/06/2013.
(2) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf -
Página acessada
...