Aprendizagem Significativa E Linguagem
Dissertações: Aprendizagem Significativa E Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesrl • 16/11/2014 • 6.165 Palavras (25 Páginas) • 1.128 Visualizações
RESUMO
Uma nova postura de mundo é o ponto de partida da promoção de uma aprendizagem significativa. A promoção da aprendizagem significativa se fundamenta em um modelo dinâmico, no qual o aluno é levado em conta, com seus conhecimentos prévios e interconexões mentais. A aprendizagem significativa se dá efetivamente quando o conhecimento do aluno é baseado em conceitos sólidos sobre o mundo, o que possibilitará agir e reagir diante da realidade. Ao realizar este trabalho objetivamos a identificação da importância da linguagem dentro de um contexto de aprendizagem significativa, na qual se constitui o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. A aprendizagem significativa possibilita a alcançar um nível de desenvolvimento cognitivo que seria inconcebível sem a linguagem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, buscando identificar os conceitos e aplicação da aprendizagem significativa perante a linguagem, no qual situa a linguagem como essencial para a conceitualização.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
1 A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 8
1.1 Tipos de aprendizagem significativa 10
1.2 Análise e noção dos tipos de aprendizagem 12
1.2.1 Aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica 12
1.2.2 Aprendizagem por recepção e aprendizagem por descoberta 14
1.3 Mapas conceituais 15
2 APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E LINGUAGEM 18
2.1 Conceitualização e linguagem 19
2.2 Modelos mentais e linguagem 21
2.3Princípios da aprendizagem significativa em relação á linguagem 22
2.3.1 Perguntas, definições e metáforas 23
2.4 Conceitos cotidianos e conceitos cinetíficos 24
2.5 Sentido e significado 25
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 29
.
INTRODUÇÃO
A aprendizagem significativa como sendo o processo através do qual uma nova informação se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do sujeito, se na medida em que o novo conteúdo é agregado às estruturas de conhecimento já adquiridos, a partir da relação do conhecimento prévio. Ao contrário, a aprendizagem seria mecânica ou repetitiva, isso acontece quando as novas informações são assimiladas sem a interação com os conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva e o novo conteúdo dessa maneira será armazenado isoladamente, através de associações arbitrárias na estrutura cognitiva do sujeito.
Nessa teoria, a aprendizagem significativa depende da possibilidade de oferecer ao sujeito a oportunidade de vincular os novos conhecimentos a serem aprendidos com conhecimentos já existentes em sua estrutura cognitiva. Nesse contexto, ao oferecer ao sujeito um novo conteúdo é necessário que exista partir de conhecimentos já adquiridos pelo aluno, os chamados ao qual o aluno possa ancorar cada novo conhecimento a ser aprendido. Tem-se por objetivo destacar o papel da linguagem na aprendizagem significativa. Para tanto, parte-se do conceito de aprendizagem significativa acerca de Ausubel (1968) e de como ele, em sua teoria, situa a linguagem como essencial para a conceitualização.
O significado está no sujeito é para o sujeito que os conhecimentos significam algo. A linguagem tem o papel transmissão de significados compartilhados. A interação referida antes é entre os novos conhecimentos e aqueles especificamente relevantes já existentes na estrutura cognitiva, essa interação é mediada pela interação pessoal, a qual a linguagem tem papel essencial, O conhecimento é linguagem e pode ser considerado como fulcro da compreensão de um conhecimento.
1 A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Neste capítulo abordaremos os fundamentos para compreensão da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Será apresentado embasamento teórico para compreensão de como é construído os significados pelo ser humano e dessa maneira designar direções para a organização de estratégias de ensino que busquem uma aprendizagem significativa.
Conforme Moreira e Masini (2006), David P. Ausubel psiquiatra norte-americano se dedicou aos estudos da psicologia educacional, declarou que a aprendizagem sucede quando uma informação nova ancora-se em conceitos já existentes em aprendizado anteriores. Desse modo, o fator desencadeador da aprendizagem parte do que o aluno já conhece. Como diz Moreira (2006, p. 38): “a aprendizagem significativa é o processo por meio do qual novas informações adquirem significado por interação (não associação) com aspectos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva”. Cabe ressaltar que o novo conteúdo deve ser revelador e o aluno precisa ter disposição para relacionar esse conteúdo de modo não arbitrário e consciente.
Masini, Santos e Shirahige (1994), classificam a Teoria da Aprendizagem Significativa como cognitivista por privilegiar a aprendizagem cognitiva. Para as autoras, a aprendizagem significativa é resultado do acúmulo de informações organizadas no intelecto do indivíduo que a detém. Apesar de Ausubel partir de teorias cognitivistas, não desconsiderada a aprendizagem afetiva, que são sinais internos, marcada pelas experiências tais como satisfação, insatisfação, prazer, ansiedade, alegria, e a aprendizagem psicomotora, que se dá através de respostas musculares propiciada pelo treinamento e prática.
Moreira (2000), caracteriza a aprendizagem significativa como:
A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não- literal e não arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados, e adquire
...