AS QUESTÕES DISCURSIVAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
Por: maicolb • 19/11/2020 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
1º PARTE – QUESTÕES DISCURSIVAS DE CONTEÚDO ESPECÍFICO
Questão 1 (2,0 pontos)
Leia a informação:[pic 1]
Os quatro pilares da educação propostos por Delors, em seu relatório para a Unesco 2000, estão corretamente apresentados na informação descrita acima? Justifique a sua resposta.
Resposta: Quanto aos pilares, não estão corretamente apresentados na informação descrita acima. No primeiro pilar, aprender a conhecer: Delors disse que aprendizagem visa somente aquisição de um repertório de saber codificados, mas não é só isso, aprender a conhecer é mais do que adquirir saber, devemos ter interesse real pela informação e o prazer em aprender e se aprimorar constantemente.
No pilar dois, aprender a fazer: Delors conta que esse pilar está mais estreitamente ligada a questão da formação profissional, porque além de obter o conhecimento teórico precisamos colocar em prática, temos que estar aptos a fazer escolhas, pensar criticamente, solucionar problemas, atuar da maneira mais adequada em situações incertas, não confiar em modelos pra existentes.
No pilar três, aprender a viver juntos: Gira em torno do aprendizado da não violência, em que a honestidade dar lugar ao espírito colaborativo, devemos descobrir que o outro é diferente e ao mesmo tempo encarar essa diversidade como algo normal, ter tolerância e respeito.
No pilar quatro, aprender a ser: É o pilar que junta os outros pilares, que além disso temos que estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma e ser capaz de formar o seu próprio juízo de valor.
Questão 2 (2,0 pontos)
De acordo com Haydt (2004), a didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor - aluno.
Qual definição expressa um conceito atual da didática?
Resposta: Dependendo da relação professor-aluno, o aprendizado do mesmo pode sofre alterações. Então com isso é muito importante o professor ter uma boa relação com seu aluno, sendo que deve tomar cuidado com seu comportamento um pouco explosivo, caso fique irritado com alguma situação, pois isso faz com que o aluno fique com medo do professor pois o mesmo observa o comportamento do professor durante as aulas, e o aluno inconscientemente pode encara-lo como uma ameaça. De certo modo se o professor em sala de aula, levar sua aula de forma o mais informal ou mais leve, tentando de alguma forma atingir seu objetivo no conteúdo, e ao mesmo tempo dar a entender que aquele tipo de conteúdo não é tão complexo como parecia ser, pode acabar gerando bons resultados.
Questão 3 (2,0 pontos)
Práticas educativas mais firmes, autoritárias e duras foram deixadas para trás, levando para a sala de aula liberdade de expressão, de pensamento e abrindo espaços para o diálogo, tanto entre alunos como entre alunos e professores. O conhecimento não é mais tido como algo pronto e acabado, dentro de um determinado conteúdo, nem tampouco imposto pelo professor e tendo que ser engolido pelos alunos. Pelo contrário, conhecimento hoje é a troca de informações, pois, no âmbito escolar, aprender é compartilhar os saberes que cada sujeito carrega consigo, das experiências anteriormente vividas.
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br
[pic 2]
Observe a tirinha acima, descreva o seu entendimento e disserte sobre os conhecimentos necessários na prática docente.
Resposta: Na tirinha acima, a professora cessa a duvida da aluna no momento em que eles iriam usar de um senso crítico da situação, pois era um assunto que aluna não entendia ou não sabia sobre, sendo assim a professora cortou seu senso crítico, fazendo assim que ela não aprendesse de uma certa forma aquele assunto, pois a troca de informação e de vivências entre alunos e professores-alunos é uma prática atual, e não a usada no passado, que foi repetido pela professora.
...