Anotações Sobre o Sermão do Bom Sucesso
Por: diogenesalves • 20/8/2019 • Resenha • 672 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
SERMÃO PELO BOM SUCESSO DAS ARMAS DE PORTUGAL CONTRA AS DE HOLANDA
“Desperta, Senhor! Por que dormes? Acorda! Não nos rejeites mais! Por que escondes a tua face, esquecendo nossa opressão e miséria? Nossa garganta se afoga no pó, nosso ventre está grudado no chão! Levanta-te! Vem socorrer-nos! Resgata-nos, por teu amor!”
GÊNERO, ESTRUTURA E TEMA
→ Sinto que esteja lendo algo literário;
→ Angústia?
→ Invasões holandesas ocorridas no Brasil;
→ É político-religioso;
→ Se dirige a Deus, uma conversa;
→ Parece uma reclamação, um verdadeiro sermão;
→ Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião. É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou seita;
→ Latim em várias partes;
“Os velhos, as mulheres, os meninos, que não têm forças nem armas com que se defender, morrem como ovelhas inocentes às mãos da crueldade herética, e os que podem escapar à morte, desterrando-se a terras estranhas, perdem a casa e a pátria”
→ Com tanta propriedade como isto descreve Davi neste Salmo nossas desgraças;
→ Depois ele começa a explicar cada verso/parte do salmo, com um tom acusativo;
“Não hei de pregar hoje ao povo, não hei de falar com os homens; mais alto hão de sair as minhas palavras ou as minhas vozes: a vosso peito divino se há de dirigir todo o sermão.”
“Não hei de pedir pedindo, senão protestando e argumentando; pois esta é a licença e liberdade que tem quem não pede favor, senão justiça.”
→ OUSADIA é a palavra;
→ O autor usa do salmo de novo para reforçar o argumento;
→ Ele traz exemplos da história da bíblia para dizer que não é de hoje que isso acontece: se já fizeram antes, por que eu não posso fazer agora? (Moisés)
“só a Fé romana, que professamos, é Fé, e só ela a verdadeira e a vossa.”
→ Forte argumentação;
“Que dirá o Índio inconstante, a quem falta a pia afeição da nossa Fé? Que dirá o Etíope boçal, que apenas foi molhado com a água do batismo sem mais doutrina? Não há dúvida que todos estes, como não têm capacidade para sondar o profundo de vossos juízos, beberão o erro pelos olhos. Dirão, pelos efeitos que veem, que a nossa Fé é falsa, e a dos holandeses a verdadeira, e crerão que são mais cristãos, sendo como eles.”
→ Acusa Deus de entregar as terras aos holandeses: “Considerai, Deus meu – e perdoai-me, se falo inconsideradamente – considerais a quem tirais as terras do Brasil e a quem as dais.”
→ Atravessamento da parede/palavra divina;
→ Conversa com Camões:
“Para que abrimos os mares nunca dantes navegados?”
Canto I, d’Os Lusíadas
As armas e os Barões assinalados
Que dá Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana
“Se determináveis dar estas mesmas terras aos piradas de Holanda, por que lhas não destes enquanto eram agrestes e incultas, senão agora?”
...