Análise do Processo de Trabalho e Simulação em uma Empresa de Laticínios na Mesorregião do Alto Paranaíba
Por: Denisramos10 • 24/11/2019 • Artigo • 7.172 Palavras (29 Páginas) • 243 Visualizações
Análise do Processo de Trabalho e Simulação em uma Empresa de Laticínios na Mesorregião do Alto Paranaíba
Analysis of the Work Process and Simulation in a Dairy Company in the Alto Paranaíba Mesoregion
Denis Ramos de Oliveira (Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. drqn8@mst.edu)
Álif Rafael Fernandes Reis (Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. alif.ufv@gmail.com)
Daniel Silas dos Santos (Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. dsantos148@gmail.com)
João Pedro Fonseca de Barcelos (Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. jpfbarcelos@gmail.com)
Samuel Borges Barbosa (Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. osamuelbarbosa@gmail.com)
RESUMO
Todas as atividades que ocorrem nas organizações podem ser consideradas como uma forma de transformação. Essas transformações, em geral, buscam uma agregação de valor. Um processo produtivo é a sequência de atividades que, executadas sempre da mesma forma e na mesma ordem, resulta no produto ou serviço pretendido. Nesse contexto, a Análise de Métodos ou Processos de Trabalho aborda técnicas que submetem a um detalhado estudo cada operação de uma dada tarefa, com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário à operação e também determinar o melhor e mais eficiente método para executar cada operação da tarefa. Já a Simulação é uma técnica eficiente para analisar o desempenho de um sistema e propor melhorias em variáveis de interesse. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma Análise do Processo de Trabalho, juntamente com a Simulação, em uma empresa de laticínios na mesorregião do Alto Paranaíba, com o intuito de selecionar um processo problemático e propor soluções eficazes. Logo, através dessa metodologia, foi identificada como etapa mais problemática do processo produtivo macro da empresa e que gerava maior quantidade de movimentos desnecessários, tempos e filas, o processo de embalagem da muçarela. Dentro desse processo, foi sugerida a automatização da atividade de selagem/vedação do conjunto embalagem/muçarela. Foi demonstrada a viabilidade desse investimento, através de indicadores econômicos como o VAUE e o Payback, bem como a maior produtividade. Essa metodologia se mostra eficaz empresas que desejam analisar seus processos com o intuito de identificar problemas e elaborar soluções eficazes.
Palavras-chave: Processo produtivo. Estudo do Processo de Trabalho. Automatização. Simulação.
ABSTRACT
All activities that occur in organizations can beconsidered as a form of transformation. These transformations, in general, aim to achieve value aggregation. A productive process is the sequence of activities that, always executed in the same way and in the same order, results in the intended product or service. The analysis of methods or work processes approaches techniques that submit to a detailed study each operation of a given task, with the objective of eliminating any element unnecessary to the operation and also to be able to determine the best and most efficient method to execute each operation of the task. Thus, the objective of this paper was to develop an analysis of the work process in a dairy company in the Alto Paranaíba mesoregion, in order to select a problematic process and propose effective solutions. Therefore, through this methodology and also using the simulation, it was identified as the most problematic stage of the macro productive process of the company and that generated a greater amount of unnecessary movements, times and queues, the process of packaging the mozzarella. Within this process, it was suggested to automate the sealing activity of the packaging / mozzarella assembly. The feasibility of this investment has been demonstrated through economic indicators such as EUAV and Payback, as well as higher productivity through simulation. This methodology is effective for a company that wants to analyze its processes in order to identify problems and develop effective solutions
Keywords: Productive process; Study of the Work Process; Automation; Simulation.
1. INTRODUÇÃO
As atividades desenvolvidas em uma organização ocorrem como consequência de uma sucessão de eventos, podendo ser motivadas por exigências ambientais da empresa ou ações subjetivas dos membros da própria organização. Cada um destes eventos pode ser visto como uma transformação. Logo, é relevante citar que todas as atividades que ocorrem nas organizações podem ser consideradas como uma forma de transformação. Essas transformações buscam uma agregação de valor ao produto (FLEURY; VARGAS, 1983; HELOANI, 1996).
Nesse contexto, pode-se definir como processo produtivo, a sequência de atividades que, executadas perpetuamente da mesma forma e na mesma ordem, resulta no produto ou serviço pretendido. Ademais, a norma ISO 9000:2000 define processo como um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) (FLEURY; VARGAS, 1983; HELOANI, 1996).
Já a Análise de Métodos ou Processos de Trabalho aborda técnicas que submetem a um detalhado estudo cada operação de uma dada tarefa dentro de um processo, com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário à operação e também conseguir determinar o melhor e mais eficiente método para executar cada operação da tarefa. Os processos podem variar bastante entre si (manufatura, setor de serviços etc.) em que alguns são extremamente elementares, ao passo que outros podem ser extremamente complexos. Um processo também pode ser dividido, ou desconjuntado, em outros processos menores que podem ser considerados subprocessos (FLEURY; VARGAS, 1983; HELOANI, 1996).
Pode-se enunciar, assim, que a totalidade das atividades que se sucedem em uma organização se dá por meio de processos. Um processo organizacional genérico ocorre por meio da entrada de recursos para transformação, que são os insumos, e dos recursos transformadores, que são a mão-de-obra e a tecnologia necessária. Em seguida, há o processo de transformação, onde há agregação de valor para com os recursos para transformação, e por fim, há a saída dos produtos e/ou serviços (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2009)
...