As Teorias do Letramento
Por: rafatozinho • 29/10/2015 • Projeto de pesquisa • 392 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Teorias do Letramento
Aula-tema 03: O mito do letramento
NOME | Rafael da Silva Rodriguez |
RA | 6814014381 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Teorias do Letramento
Aula-tema 03: O mito do letramento
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Teorias do Letramento à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor.
Anhanguera Educacional
2014
ORIENTAÇÃO:
Prezado aluno,
Para facilitar a elaboração do seu texto argumentativo, sugerimos que você utilize a seguinte estrutura.
Importante: O seu texto deverá seguir a estrutura proposta abaixo, porém, o você não deverá dividi-lo em seções. Lembre-se de que o texto argumentativo apresenta todas as seções descritas abaixo de forma integrada. Portanto, não serão aceitos trabalhos em que o texto esteja divido por partes ou tópicos.
Introdução:
Neste trabalho, abordaremos algumas particularidades a respeito de letramento e de alfabetizaçao. Serão também expostas as diferenças entre esses dois processos – pois são dois processos diferentes, apesar de estarem inteiramente interligados, ou, um contido dentro do outro – bem como seus conceitos.
Desenvolvimento:
O letramento é defendida pela autora não como uma habilidade, mas sim um conjunto de habilidades que estão, direta e indiretamente ligados com a leitura em si.
O letramento, pela autora é o conjunto de conhecimentos que permite ao indivíduo a identificação dos processos de comunicações, que se dão a partir da escrita.
Segundo a autora, a pessoa letrada precisa saber que a carta serve para a comunicação de pessoas que estão distantes, que o jornal serve para informar as pessoas sobre o que acontece em sua sociedade, que o letreiro do ônibus serve para indicar o destino para onde o ônibus vai, e assim por diante. A pessoa letrada precisa saber disso, sem necessariamente saber ler.
A alfabetização e o letramento, estão diretamente ligados em todos os seus sentidos, ou podemos dizer que um está contido no outro. Porém, a alfabetização está diretamente ligado ao processo escolar e ao conhecimento dos códigos ortográficos.
Conclusão:
Concluimos que, enquanto o letramento parte do conhecimento das funções dos processo de comunicações através da escrita, o processo de alfabetização parte diretamente dos processos escolares e reconhecimento dos códigos ortográficos e morfológicos.
...