Atps Historia Da Educaçao
Artigos Científicos: Atps Historia Da Educaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annecruz55 • 8/6/2014 • 4.089 Palavras (17 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
História da Educação e da Pedagogia
Atividade Prática Supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão da disciplina
História da Educação e da Pedagogia, sob orientação da
Professora – tutora á distância: Sandra Tinós
Anne Martins Alves Cruz RA: 6788419550
Maria Fernanda Antunes Martins RA: 6578309572
Van usa Leide Nascimento RA: 6578309591
walquiria dos santos RA:6798423911
Georgina RA:
Limeira, SP
2014
Sumário
Introdução-------------------------------------------------------------------------
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo----------------
Somos feitos de tempo?---------------------------------------------------------
A origem da educação escolar no Brasil-------------------------------------
REFORMA-------------------------------------------------------------------------
CONTRAREFORMA------------------------------------------------------------
CronologiadeEstabelecimentosEscolaresnoBrasil--------------------------
Primeira Republica----------------------------------------------------------------
Segunda Republica-----------------------------------------------------------------
A Escola a ser narrada é o Colégio São José de Limeira SP--------------
Introdução
Neste trabalho teve a oportunidade de pesquisarmos sobre a História da Educação Brasileira, desde as primeiras escolas fundadas pelos Jesuítas como movimento da contra-reformas católica, passando pelo Brasil Colônia, Império e República até a escolha de um estabelecimento escolar local para obtenção de dados, pois a memória e a cultura pertencem à construção da história humana individual e coletiva. A pesquisa sobre a Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo foi realizada no colegio São José , situada a Rua Barão de cascalho , Limeira/SP. Durante a pesquisa os integrantes do grupo foram ao prédio da escola e realizaram pesquisas documentais, entrevistas além de fotografarem algumas dependências da escola para compor este trabalho.
O objetivo final deste trabalho é a elaboração de um memorial voltado à preservação da memória histórica, contribuindo, assim, para a preservação de todos os acervos ligados a nossa história e cultura.
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo
A história da educação e um saudável ceticismo, que evita a ‘ agitação ‘e promove a’conciencia critica’. A história cronológica, fechada no passado. A historia que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado. A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe. A memória é um fenômeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente, à história é uma representação do passado, podemos entender melhor o que acontece hoje, permitindo construir um futuro sobre bases mais solidas. O que não é novidade, já que a importância de entender a história se insere, justamente, em uma tentativa de compreender melhor o presente e a realidade contemporânea. Nada mais é que uma tentativa de planejar melhor o futuro. Assim, podemos nos espelhar nas experiências que deram certo no passado e evitar os mesmos erros já cometidos. Especialmente para aqueles lidam diretamente com a educação e a infância, o exercício da profissão de educador exige entender a evolução da estrutura do ensino. O que implica em estudar o contexto vivido em cada época e como foi sendo modificada a relação da sociedade o tratamento a infância. Muitas das praticas em moda tem raízes em um passado que parece muito distante de nós, mas que esta bem próximo, a historia surge da necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos indivíduos no tempo por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos. Somos todos feitos de tempo, visto que nossas idéias, ações e pensamentos mudam conforme os anos passam. Não usamos mais o mesmo tipo de roupa, o mesmo corte de cabelo e nem mantemos contato com muitas das pessoas que fizeram parte da nossa vida um dia. O ser humano muda com o passar do tempo, por isso, somos seres históricos, não somos estáticos, nos transformamos e nos desenvolvemos diante das diferentes culturas que nos são apresentadas. Somos seres mutáveis, que a cada nova relação social travada, adquirimos novos comportamentos, atitudes e maneiras de pensar.
Segundo GALZERANI, renomear significa trazer o passado vivido como opção de questionamento das relações e sensibilidades sociais, existentes também no presente, uma brisa atenciosa relativa aos resumos a serem construídos no futuro. Tem possibilidade, ao mesmo tempo, a busca de afastamento da racionalidade instrumental, i, é, a não aceitação da hierarquização dos saberes.
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim, somos feitos de tempo, somos seres históricos que fabricamos nosso passado, tudo o que vivemos hoje será, o nosso passado, no futuro. E os nossos pensamentos, e historias serão formado de geração a geração.
“[...] onde há ser humano há cultura. Onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça, está a modificar a realidade e a sai próprio
...