CULTURA E MÚSICA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SALVATERRAPA: ESTRATÉGIA PARA DIVULGAÇÃO, PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DESTE PATRIMÔNIO
Por: Tamily Correa • 1/10/2020 • Relatório de pesquisa • 2.059 Palavras (9 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Do Pará
Campus Universitário de Marajó Soure
Pró-Reitoria De Extensão
Diretoria De Programas E Projetos
RELATÓRIO FINAL
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
CULTURA E MÚSICA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SALVATERRA-PA: ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO, PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DESTE PATRIMÔNIO.
TAMILY CORRÊA SOUZA
SOURE-PA
2016
RELATÓRIO FINAL
Projeto: MARAJOCULTURARTS: Cultura, Artesanato e Sustentabilidade Socioambiental nas Comunidades Quilombolas de Salvaterra-PA
CULTURA E MÚSICA EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SALVATERRA-PA: ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO, PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DESTE PATRIMÔNIO.
Coordenador (a)
Nome: Maria Páscoa Sarmento de Sousa
Unidade Acadêmica: Campus Universitário do Marajó-Soure
Categoria: Técnico Administrativo
Formação: Mestre em Planejamento de Desenvolvimento
Bolsista
Nome: Tamily Corrêa Souza
Curso: Letras Língua Inglesa
Matricula: 201231440038
Semestre: 9º
O Território: Quilombolas
As Comunidades Quilombolas:
Mangueiras; Salvá; Deus me Ajude; Boa Vista; Providência; Rosário; Paixão; Baiano; Bacabal; Santa Luzia; São Benedito da Ponta; Bairro Alto; Pau-Furado; Caldeirão.
O Município:
Salvaterra- Ilha do Marajó-PA
TÍTULO DO PROGRAMA/ PROJETO: MARAJOCULTURARTS: CULTURA, ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SALVATERRA-PA
SOURE-PA
2016
APRESENTAÇÂO SOBRE O TERRITORIO
O município de Salvaterra é localizado no Arquipélago do Marajó, há um território quilombola composto por quinze comunidades, a saber: Bacabal, Bairro Alto, Boa Vista, Caldeirão, Cururu Grande, Campina/Vila União, Deus me Ajude, Mangueiras, Paixão, Pau-Furado, Providência, São Benedito da Ponta, Salvá, Santa Luzia, Siricari e Rosário. Nas comunidades quilombolas existe um acervo cultural diversas e que constitui-se numa das mais significativas formas de expressão cultural de um grupo humano e, enquanto elemento constitutivo do patrimônio cultural, precisa ser compreendido como uma das maneiras pelas quais os indivíduos dimensionam sua relação com o mundo que os cerca.
Segundo a nova Cartografia Social da Amazônia (2006), as comunidades Quilombolas de Salvaterra começaram a organizar-se por volta de 1850, antes da abolição da escravidão do brasil. Em 2002, neste povoado viviam mais de 2.600 pessoas em aproximadamente o que representava 38% da população rural de Salvaterra. Segundo esses estudos realizados nas comunidades quilombolas tais indivíduos possuem um patrimônio cultural muito rico como musicas artesanatos, mitos lendas, folguedos etc; entretanto estas formas culturais estão em vias de desaparecimento nas comunidades quilombolas pelo fato do conhecimento agregado pelos “mais velhos” não estão sendo repassado para as novas gerações. Tendo em vista estes acervos culturais constitui um patrimônio cultural e importante elemento do capital social destes grupos. Pois pretendeu-se, por meio deste projeto recuperar, difundir e preservar o patrimônio cultural, imaterial e natural das comunidades quilombolas do município de Salvaterra-Pa.
INTRODUÇÃO A PESQUISA DE EXTENSÃO
- OBJETIVOS DA PESQUISA
Este relatório faz parte do projeto “MARAJOCULTURARTS: cultura, artesanato e sustentabilidade socioambiental nas comunidades quilombolas de Salvaterra-PA”.
O projeto foi coordenado pela Profa. Téc. M.Sc. em Planejamento de Desenvolvimento Maria Páscoa Sarmento de Souza do Departamento técnico administrativo do campus (UFPA) de Soure, e vem sendo desenvolvido desde junho de 2015. Segundo este documento, o projeto tem como objetivo geral: recuperar, difundir, valorizar, e preservar o patrimônio cultural das Comunidades Quilombolas do Município de Salvaterra-Pa, configuradas por meio de músicas desenvolvidas nas comunidades, registrando-as em material visual e audiovisual desta manifestação.
Dessa forma, o relatório foi estruturado de forma de esclarecer em detalhes todas as etapas da pesquisa, principalmente para ser um registro de experiência, de certo modo de preservação cultural quilombola de Salvaterra-PA e de se estudar a questão saberes artístico dessas comunidades. E essas comunidades possuem inúmeros conhecimentos e formas/estratégias de manifestações culturais, tais como: artesanato, danças, folguedos, mitos, crenças, hábitos alimentares, formas de cura, religiosidade, músicas etc. Sendo que tais manifestações e/ou fatos culturais têm se tornado objeto de estudos e pesquisas e despertando o interesse das mais diversas áreas do conhecimento.
De certo modo, pois, um dos projetos vinculados ao programa é nominado Cultura e Música em Comunidades Quilombolas de Salvaterra-Pa: estratégias para divulgação, preservação e valorização deste patrimônio, desenvolvido e executado a partir do plano deste trabalho, entre junho de 2015 e junho de 2016. Sendo que o objetivo geral do projeto era Recuperar, difundir, valorizar, e preservar o patrimônio cultural das Comunidades Quilombolas do Município de Salvaterra-Pa, configuradas por meio de músicas desenvolvidas nestas comunidades, registrando-as em suporte visual e audiovisual. Adotando-se como objetivos específicos: 1) Coletar em suporte audiovisual essas manifestações culturais das comunidades relacionadas à produção musical, a partir da visão de seus agentes; 2) Promover discussões sobre a importância da música junto às comunidades quilombolas e junto aos estudantes do ensino médio da escola Ademar Nunes Vasconcelos, como forma de prestigiar socialmente o patrimônio cultural destas comunidades, através de palestras e seminários sobre a temática; 3) Produzir, a partir do material coletados, pequenos documentários para divulgar nas mídias as manifestações culturais musicais destas comunidades; 4) Proporcionar a aproximação da Universidade Federal do Pará, por intermédio dos Cursos de Letras, às comunidades tradicionais do Marajó.
...