Clarice Lispector
Por: erikinhu • 4/11/2015 • Bibliografia • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 245 Visualizações
Biografia
Clarice Lispector
[pic 1]
Romancista e novelista brasileira (Tchetchelnik 1925 – Rio de Janeiro RJ 1977). Passou a infância em Recife, transferindo-se para o Rio de Janeiro (RJ) em 1937. É autora de linha introspectiva, voltada sempre, em seu “tropismo interior”, para os conflitos e antinomias do ser. Sua linguagem é, por isso mesmo, clássica, tensa e contida. Obras: Perto do coração selvagem; O Ilustre; A Cidade sitiada; Alguns contos; Laços de Família; A maça no escuro; A paixão segundo G.H.; A legião estrangeira; Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres; Água viva; Onde estivestes de noite?; Via-crúcis do corpo; A hora da estrela; Um sopro de vida, Pulsações.
Resumo do enredo
A hora da estrela nos relata a vida de uma nordestina que se chamava Macabéa, que era uma virgem, inócua, que com a morte de seus pais foi morar com sua tia no Maranhão.
Com a morte de sua tia ela foi para o Rio de Janeiro tentar uma vida melhor. Lá conseguiu uma moradia e um cantinho com quatro companheiras e também um emprego de datilógrafa.
Macabéa levava uma vidinha muito boba, do trabalho para casa e da casa para o trabalho. Seu único prazer era escutar o rádio relógio de onde ela ficava informada e via o tempo passar. Em uma dessas suas idas e vindas do trabalho, num dia de muita chuva em um botequim avistou um homem muito bonito, que se chamava Olímpico, paraibano, que o desejou muito tê-lo em sua casa.
No outro dia , Macabéa faltou ao trabalho coisa que era muito difícil acontecer. Então ela começou a namorar com ele. Olímpico trabalhava de operário em uma metalúrgica e se julgava ser uma pessoa muito inteligente, com classe. Mas era tudo ao contrário, era uma pessoa muito vingativa. O namoro era muito monótono, e Olímpico não demonstrava gostar de Macabéa e nunca dizia coisas bonitas para ela.
Um certo dia, Macabéa apresentou Olímpico a sua amiga de trabalho, a Glória , uma mulher loira , bonita e o que mais o atraiu ele foi seu pai que era açougueiro bem sucedido. Assim Olímpico parou de ir ao ponto de ônibus que era o seu local de encontro e começou a namorar Glória.
Macabéa ficou triste, mas não demonstrava isso para ninguém. Glória arrependida de ter tomado o namorado de Macabéa a chamou para tomar café domingo em sua casa. Macabéa adorou aquilo tudo.
No outro dia, Macabéa pintou a boca de vermelho e Glória perguntou a ela se ela se preocupava com seu futuro, com sua aparência e então ela foi a cartomante onde a Madama Carlota acertou tudo sobre seu passado e presente. Macabéa ficou impressionada com tudo e sobre o seu futuro falava que iria encontrar um estrangeiro maravilhoso, que seu chefe não iria despedi-la e o Olímpico ía se arrepender e chamá-la de volta.
Macabéa adorou aquilo e saindo dali viu que iria começar uma vida nova , realmente encontrar seu príncipe encantado e levar uma vida de luxo. Mas o destino não foi muito boa com Macabéa , ela acabou de sair da casa da Madame Carlota e quando foi atravessar a rua foi atropelada por uma Mercedes. Batera a cabeça na quina da calçada e ficara caída , a cara mansa, mente voltada para sarjeta. E da cabeça um fio de sangue inesperadamente e rico. De repente havia várias pessoas envolta dela e nisso ela se abraçou fortemente quando ela vomitou um pouco de sangue e foi morrendo aos poucos.
Personagens
Macabéa - Protagonista apelidada de "Maca". Moça alagoana, humilde, porca, virgem que luta para viver em uma grande cidade ( RJ ). De tão ingênua, não sabe da condição precária, ou melhor, miserável que vive. È uma péssima datilógrafa, pois era semi analfabeta, muito feia e deixa-se levar pela vida. Gostaria de ser estrela de cinema. Tinha felicidades banais, como ficar escutando a rádio relógio, ou então, comer goiabada com queijo e coca-cola. Na rádio ouve notícias inúteis e não consegue utiliza-las em uma conversação. Morre no final.
Rodrigo S.M. - Autor e Narrador da história de Macabéa. É um narrador personagem que fala com o leitor enquanto faz a Narrativa. Ama Macabéa pela sua ingenuidade e felicidade mesmo sendo tão maltratada.
Olímpico - Alagoano. Operário de uma metalúrgica. É ambicioso. Gosta de roubar, mentir e fazer discursos. Fingia que sabia das coisas e tinha o sonho de ser deputado, e consegue. Nas horas de folga esculpia figuras bonitas de santos, mas não as vendia. Gostaria de ser toureiro, também, pois admirava a capa vermelha. Gostava de ver sangue. A profissão de açougueiro era outra coisa que o fascinava.
Glória - Carioca. Datilógrafa e estenógrafa. Dava-se muito valor. Filha de açougueiro. Apesar de branca não esconde sua origem mulata. Colega de escritório de Macabéa. Rouba o namorado da amiga, Olímpico, mas tenta ajudá-la, pois tinha sentimento de culpa e piedade.
Madame Carlota - Cartomante. Foi prostituta e dona de bordel abusa da boa fé das pessoas lendo a sorte. Serve de instrumento de felicidade a Macabéa por alguns momentos.
As três Marias – Amigas de quarto de Macabéa. Passam a maior parte da narrativa no trabalho ou dormindo.
Tempo
Cronológico: Em torno da década de 70.
Psicológico: “... que vivemos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje...”
Espaço
A narrativa passa na cidade do Rio de Janeiro.
Foco Narrativo
A obra é narrada em primeira pessoa e o narrador é personagem durante toda a obra. Ela não mostra contato na obra com a protagonista e nem as outras personagens, mas de um certo modo tem contato com o leitor pois enquanto narra, conversa com o leitor, como se estivesse falando sozinho.
...