Como Você Interpreta A "reinvenção" Da Vida, Proposta No Refrão Do Poema Pela Autora? Explique O Sentido Para A Repetição Do Vocábulo "vida" No Refrão: "Porque A Vida, A Vida, A Vida,/ A Vida só é Possível/ Reinventada".
Dissertações: Como Você Interpreta A "reinvenção" Da Vida, Proposta No Refrão Do Poema Pela Autora? Explique O Sentido Para A Repetição Do Vocábulo "vida" No Refrão: "Porque A Vida, A Vida, A Vida,/ A Vida só é Possível/ Reinventada".. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Depaulakeyty • 20/3/2015 • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 1.571 Visualizações
Pergunta 1
(ENEM 2003 – adaptado) Leia o texto:“Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.
O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. ‘Textos guardados acabam cheirando mal’, disse Silvia Plath, [...] que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora?”
SCLIAR, Moacyr. O escritor e seus desafios. São Paulo: IBEP, 2005, p. 21.
Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A ideia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase:
a. “A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa.”
b. “Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.”
c. “O período de maturação na gaveta é necessário, [...].”
d “Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma.”
e.“ela (a gaveta) faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho.”
0,3 pontos
Pergunta 2
(UNISC 2004) Das afirmações a seguir, qual é inadequada para definir ou compreender literatura?
a. A primeira estrofe do poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa, diz: “O poeta é um fingidor./Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente”. Daí é possível deduzir que o escritor é um criador de mundos, de emoções, de ilusões, de verdades.
b. Ao definir o escritor como criador de mundos, isso não significa que o texto literário não possa estar baseado nas realidades existentes.
c. A literatura não lida apenas com emoções vagas e distantes; ela também se debruça sobre realidades sociais, denunciando desajustes e injustiças. É o que fez, por exemplo, Castro Alves, com seus vigorosos poemas contra a escravidão.
d. É evidente que a poesia sempre se constituirá como texto mais literário do que a prosa (contos, romances etc.), pois a primeira exige habilidades, técnicas, conhecimentos teóricos que a segunda dispensa sem nenhum problema.
e. Nem sempre a literatura necessita de algum objetivo que se localize fora dela; a obra de arte literária pode voltar-se sobre si mesma, gerar prazer estético, tanto para o autor como para o leitor. É uma finalidade perfeitamente adequada à literatura.
0,3 pontos
Pergunta 3
As frases abaixo são da famosa escritora Raquel de Queiroz, em cuja linguagem impera a metáfora. Assim, encontramos inúmeros pensamentos metafóricos e raros não metafóricos. Assinale a opção que não apresenta metáfora:
a. “Lembrar é um inferno de curvas e derrapagens, a gente não sabe se já caiu ou se ainda vai se esborrachar.”
b. “Não estou certa de que se trate de um processo, mas suspeito que o tempo, único juiz de coisas dessa natureza, não está nunca do lado de quem tenta driblá-lo.”
c. “Na ficção, ele pelo menos está neutro, ali cabe ao autor decidir que ida é, se chove, se faz sol. No memorialismo tudo é mais vago: a mente é pintora, não é boa fotógrafa.”
d. “Mas voltando ao assunto da vocação literária: para escrever, tem que haver o dom da escrita, tal como para o cantor é preciso o dom da voz.”
e. “É o coração que faz o caráter.”
Pergunta 4
Dentre os textos abaixo, quais apresentam princípio clássico?
1.“Quando a Indesejada das Gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo,
Talvez sorria, ou diga:
– Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.”
2.“Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.”
3.“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.”
4.“Continuamente estou imaginando,
Se esta vida, que logro, tão pesada,
Há de ser sempre aflita, e magoada,
Se como o tempo enfim se há de ir mudando:”
a. Apenas 1 e 2.
b. Apenas 2 e 3.
c. Apenas 2, 3 e 4.
d. Apenas 3 e 4.
e. 1, 2, 3 e 4.
Pergunta 5
Para ser literário, é preciso que exista no texto a elaboração nos planos da estrutura e do conteúdo. Assim, indique a alternativa falsa sobre a estrutura do texto literário:
a. Há a construção formal do texto.
b.É livre desde que o autor siga os aspectos formais da poesia.
c. Em relação à prosa, há os romances, as crônicas, os contos, as novelas.
d. Há diferentes gêneros narrativos que possuem características peculiares em sua composição.
e. Em relação ao
...