Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar
Por: camilapcristiano • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 2.556 Visualizações
Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar.
Curso de Letras – Português/Inglês
POLO: Criciúma/SC
2015
Quando pensamos em leitura de textos, logo imaginamos um conjunto de palavras escritas ou faladas, porém a disciplina Estudos Disciplinares III nos mostra que há várias formas de textos, como os verbais (aquele que usa a escrita e a fala como meio de comunicação), os não verbais (onde nos comunicamos através da simbologia, com gestos, gravuras, placas, fotos, sons, ou seja, por meio de signos sensoriais e visuais) e sincréticos (quando são usadas várias linguagens, como por exemplo, nos filmes e nas charges).
Para entenderemos essas linguagens, utilizamos a semiótica, que de acordo com o site dicionário informal é a ciência que investiga todas as linguagens possíveis, examinando qualquer produção de significação e de sentido. Com a semiótica notamos que toda imagem, gesto, placas, etc. é considerada um texto, já que é um signo. Dessa forma, qualquer imagem que observamos precisa ser lida e compreendida para auxiliar na construção do sentido daquilo que se observa.
No nosso dia a dia encontramos vários exemplos de texto não verbal, como a placa de proibido fumar, exibida abaixo. Mesmo sendo apenas uma imagem, sem nada escrito, conseguimos compreender o texto que a mesma traz, sobre a proibição de fumar no local onde essa placa se encontra, pois conhecemos as simbologias.
Assim, a disciplina de Estudos Disciplinares III nos auxilia a compreender os diversos tipos de imagem, sons, gestos, textos verbais e não verbais e a mensagem que cada um nos transmite, através do plano de conteúdo junto com o plano de expressão.
Louis Hjelmslev, precursor das modernas tendências da lingüística, conceituou dentro da lingüística estrutural que há uma ligação entre conteúdo e expressão, sendo impossível a separação artificial de ambos. Dentro da semiótica, a proposta de Hjelmslev é vista como ‘Plano de Conteúdo e Plano de Expressão’.
O plano de expressão, como nos foi apresentado, trabalha a relação dos itens que compõe uma imagem ou texto, seja ele verbal ou não verbal, e quando chegamos ao significado dessa imagem ou texto é que encontramos o plano de conteúdo. Assim, o plano de conteúdo nada mais é do que o significado do texto, enquanto o plano de expressão é a manifestação desse conteúdo por meio de significação verbal, não verbal ou sincrético.
Dentro da semiótica, as obras de arte são vistas como signo, pois transmitem uma mensagem, pois é o meio como o autor se comunica com os seus apreciadores. O leitor de determinada obra de arte possui tanta importância quando o autor da mesma, pois ele fará sua própria interpretação da intenção do autor. Assim podemos afirmar que as obras de arte são obras abertas, pois permitem diversas leituras e interpretações.
A arte e a pintura nos proporcionam muitas oportunidades de análise da relação entre conteúdo e expressão, assim, faremos a seguir essa análise da obra de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa (criada entre 1503–1517).
...