TG - ED – Estratégica de Leitura de Texto não verbal.
Por: karinatanes • 30/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 487 Palavras (2 Páginas) • 883 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1][pic 2]
Aluno(s):
RENATA C.F.N. RODRIGUES RA 1538659
KARIN ATANES S. DA SILVA RA 1538648
POLO[pic 3]
SANTOS
2015
Vivemos cercados de informações verbais (línguas naturais), não verbais (imagens, sons, artes plásticas, etc) e sincréticos (canções, filmes, comerciais, etc), visando sempre o objetivo de passar uma mensagem independente de conter um texto verbal ou não.
A comunicação não verbal possui o plano de conteúdo e o plano de expressão.
O plano de conteúdo nada mais é que o significado do texto, o que propriamente ele diz.Este possui vários tipos de valorização, sendo elas a prática, utópica, lúdica e crítica.
Plano de expressão é maneira pela qual o conteúdo será representado. Sendo aqui analisados os seguintes estilos: linear e pictórico.
O estilo linear é marcado pelo traçado feito por meio de linhas como adotado no Classicismo. Um exemplo deste estilo é a pintura O Juramento dos Horácios de Jacques-Louis David, 1784, que possui disposição de imagens representadas em planos, formas fechadas pelas linhas e clareza na disposição. Neste caso o plano de conteúdo é a valorização lúdica.
O estilo pictórico é marcado pelo traçado feito por meio de manchas como adotado no período Barroco. Um exemplo deste estilo é a pintura Os Retirantes de Cândido Portinari, 1944, que possui plasticidade com manchas e estas formam profundidade. Imagens abertas sem limites e estas criam unidade entre os elementos mostrados por meio de uma obscuridade de sombras. Neste caso, assim como o descrito anteriormente, o plano de conteúdo é a valorização lúdica.[pic 4]
[pic 5]
Como podemos observar, a comunicação não verbal possui uma relação estreita entre o plano de conteúdo e o plano de expressão.
...