Conteudos de linguagem humana
Por: JoanaBaptista000 • 9/12/2016 • Relatório de pesquisa • 516 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
Morfologia
As palavras são uma importante parte do conhecimento linguístico e são uma componente da nossa gramática mental. No entanto, podemos aprender cem plavras de uma língua e não conhecermos a língua.
Alguém que não saiba português não saberá dizer onde começa e acabam as palavras. Exemplo: Ogatoestásentadonotapete. Nós separamos as palavras por espaçoes em branco, mas na linguagem falada, não existe uma separação entre a maior parte das palavras. Conhecer uma palavra significa conhecer que uma determidada sequência de sons corresponde a um determindo significado. Um falante de português não terá quaisquer dúvidas em separar as palavras - O, gato, está, sentado, no e tapete - porque cada uma destas palavras existe no seu dicionário mental.
Sign Language morphology (p. 60)
As línguas gestuais são ricas em morfologia.
A afixação é realizada com um gesto particular com outro gesto de afixação. O sufixo que significa negação, como un- or non- é conseguido por um virar das mãos rápido após o fim da palavra principal (raíz). Por exemplo, "want" é sinalizado com as palmas das mãos abertas viradas para cima; "don't want" segue este gesto com o virar das palmas das mãos para baixo. Isto pode ser aplicado, com alguns ajustes, a várias raízes, como forma de negação.
Na lingua gestual, muitos dos processos morfológicos não são lineares. O sinal ocorre dentro de vários movimentos e localizações no espaço assinalado para que os gestos sejam simultâneos , uma impossibilidade com as línguas faladas.
Estrutura hierárquica das palavras (pag. 49)
As palavras têm uma estrutura interna. Por exemplo, a palavra unsystematic é composta por três morfemas: un-, system, -atic. A raíz é system (nome) à qual adicionamos o sufixo -atic, que forma o adjetivo systematic. Se adicionarmos o prefixo -un, formamos outro adjetivo unsystematic.
Para representar a organização hierárquica das palavras os linguistas utilizam diagramas:
O diagrama representa a aplicação de duas regras morfológicas:
1. nome + atic = adjetivo (Adiciona ao nome (raíz) o sufixo, para formar um adjetivo.)
2. un + adjetivo = adjetivo (Adiciona um prefixo ao adjetivo formado pela regra 1.)
(falta cenas, nao consegui explicar, desculpa)
Há palavras que podem ser agramaticais. Por exemplo, a palavra emagrecer é composta pelo prefixo -e, pela raíz magro e pelo sufixo -cer. Se retirarmos algum dos afixos, a palavra deixa de fazer sentido. Por exemplo magrecer, não é uma palavra.
Unsystem não é uma palavra possível, por causa da regra do Inglês que permite que o prefixo un- seja adicionado a substantivos, mas é restrita a poucos casos, e esses substantivos que já têm um sufixo, como é o caso de un + employment.
Diagramas em àrvore explicam melhor a forma como os falantes representam a estrutura interna de palavras morfologicamente complexas. A nossa represetação mental das palavras é hierárquica e linear. Morfemas flexionados são igualmente bem representados.
(exemplo do livro)
...